Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 28 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Surto de doença desconhecida mata três índios da aldeia Trocará em Tucuruí

Por Paco Martins
Publicado em 25 de agosto de 2014 às 17:13H

Compartilhe:

Foto: Paco Martins

Uma doença até então desconhecida, levou a óbito pelo menos três índios assurinís da aldeia Trocará de Tucuruí, sudeste paraense. As três vítimas são crianças com idade entre três e cinco anos.

 Segundo o médico responsável pelo atendimento na aldeia, o que mais preocupa é que a doença tem afetado na sua grande maioria, crianças com idade entre 2 a 10 anos. Ainda de acordo com o médico, já foi diagnosticado a presença de pneumonia em alguns pacientes, mas está sendo tratado com medicamentos.

Foto: Paco Martins

Pelo menos cinco pessoas foram encaminhadas à capital paraense. Elas apresentam os mesmos sintomas; febre alta, dispneia (falta de ar), tosse acompanhada de secreção e moleza pelo corpo. Apesar dos pacientes encaminhados a Belém apresentarem os mesmos sintomas dos que vieram a óbito, não foram considerados casos graves.

Problemas respiratórios são comuns na aldeia, porém o que mais preocupa a todos é o crescente número de vítimas, principalmente nos últimos trinta dias, quando foram registrados mais de cem casos.

Foto: Paco Martins

O cacique Puraquê, diz estar assustado e muito preocupado com sua tribo, pois em poucos dias do aparecimento dos primeiros casos da doença, o número de vítimas vem crescendo consideravelmente. Ele pede uma providência das autoridades responsáveis.

Na aldeia, ainda existem dois casos preocupantes de duas crianças de três anos. Elas já foram atendidas, mas apresentam uma melhora pouco significativa. Os pais não querem que as crianças sejam encaminhadas para o hospital, pois temem que elas possam vir a óbito. Puraquê diz que a vontade dos pais deve ser respeitada.

Equipes da vigilância sanitária e da secretaria de saúde estão dando suporte as vítimas e as famílias afetadas pela doença.

Foto: Paco Martins

Foram realizadas coletas de material para exames em laboratório, que possam explicar do que se trata, para que sejam tomadas medidas urgentes para solucionar o caso.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend