Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 27 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Pesquisa comprova que luz UV pode eliminar coronavírus de superfícies

Por ORM
Publicado em 23 de junho de 2020 às 04:31H

Compartilhe:

Uma tecnologia usada para esterilizar ambientes e superfícies pode ser uma forte aliada no combate à covid-19. Trata-se da utilização da luz ultravioleta (UV), que de acordo com uma recente pesquisa liderada pela Universidade de Boston, em parceria com a empresa de iluminação Signify, se mostrou eficaz para inativação da Sars-CoV-2, o vírus causador da doença.

Durante os estudos, os pesquisadores trataram o material inoculado com diferentes doses de radiação UV-C sob várias condições. “Os resultados mostraram que, acima de uma dose específica de radiação UV-C, em questão de segundos não era mais possível detectar nenhum vírus”, diz o Dr. Anthony Griffiths, professor de microbiologia da Escola de Medicina da Universidade de Boston.

A equipe aplicou uma dose de 5mJ/cm2, resultando em uma redução do vírus Sars-CoV-2 de 99% em 6 segundos. Com base nos dados, determinou-se que uma dose de 22mJ/cm2 resultaria em uma redução de 99,9999% em 25 segundos.

No início deste mês, cientistas da Universidade de Penn State, na Pensilvânia, começaram a trabalhar na criação de um dispositivo portátil que comporte a radiação UV. Porém, por tratar-se de emissão de alta radiação, o que pode trazer risco de queimaduras e até de câncer, o uso desses mecanismos precisa ser controlado; sem a presença de pessoas, animais e plantas. Ou seja, a criação de uma tecnologia portátil vai requerer ainda algum tempo para ser operacionalizada.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend