Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 02 de August de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Pesquisadores testam remédio contra HIV em pacientes com Covid-19 no Brasil

Por Dol
Publicado em 04 de junho de 2020 às 19:47H

Compartilhe:

A Universidade de São Paulo (USP) planeja iniciar testes clínicas com o uso do remédio  tenofovir desoproxila fumarato (TDF), usado no tratamento da Aids e hepatite B, em pacientes com a Covid-19. Em testes laboratoriais, observou-se que o medicamento tem potencial para reduzir a carga viral de células infectadas pelo novo coronavírus em até quinze vezes.

Os pesquisadores pretendem avaliar se o medicamento é capaz de conter o avanço da doença e melhorar o estado de saúde dos pacientes com quadro leve e médio da Covid-19. Os testes serão feitos em internados no Hospital São José de Doenças Infecciosas, de Fortaleza, no Ceará.

Serão realizados testes com o TDF isolado e associado ao antiviral entricitabina, também usado no tratamento da Aids. Para iniciar, eles precisam da autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), ligada ao Ministério da Saúde.

O TDF atua com os mesmos mecanismo do remdesivir, outro antiviral que vem apresentando bons resultados no tratamento da Covid-19.

O professor Norberto Peporine Lopes já se mostrou otimista com o medicamento como uma ferramenta para tratar os pacientes brasileiros. “A indústria no Brasil tem muito mais condições de disponibilizar o medicamento com esse princípio ativo para a população do que no caso do remdesivir”, informou ao jornal da USP.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend