Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 06 de May de 2024
Sistema Floresta

Mais de 50 mil turistas de fora do estado são esperados no Círio de Nazaré

Por Correio de Carajás
Publicado em 05 de outubro de 2022 às 10:09H

Compartilhe:

Os estados de São Paulo, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro e Amazonas são os cinco principais emissores de turistas

O Pará deve receber aproximadamente 50 mil turistas nacionais e internacionais na edição do Círio de Nazaré 2022, com estimativa de gasto médio desses turistas no montante de US$ 19,1 milhões em receitas para o estado. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Dieese-PA durante apresentação da Pesquisa do Perfil do Turista do Círio, na manhã desta quinta-feira (09), no auditório Dom Vicente Zico, no Centro Social de Nazaré.

“A pesquisa e os números são importantes para a elaboração do planejamento das nossas políticas públicas para o setor, o que é importante ser trabalhado, onde podemos atuar, o que precisamos reforçar, que pontos merecem maior atenção, bem como na definição das estratégias de marketing e promoção do turismo do Pará”, explica o secretário de Turismo do Pará, André Dias.

Tanto o número de turistas quanto a receita gerada representam um crescimento superior a 66% na comparação com os dados obtidos em 2021, apontando um cenário de retomada da festividade. “Mesmo com todo o cenário econômico que nós tivemos, e o Pará não foge disso, são números que apontam na direção de uma recuperação gradual do Círio”, afirma o economista do Dieese-PA, Roberto Sena.

Os estados de São Paulo (12,75%), Maranhão (12,21%), Ceará (11,67%), Rio de Janeiro (8,41%) e Amazonas (6,51%) são os cinco principais emissores de turistas para o evento cultural e religioso. “Mas é importante destacar que tivemos turistas de todas as unidades da federação e também do exterior”, revela o estatístico da Setur, Admilson Alcântara.

Perfil – A pesquisa sinalizou ainda que mais de 78% dos turistas do Círio possuem menos de 50 anos, mais de 80% recebem entre 1 e 8 salários mínimos, das mais diferentes profissões, como professores, médicos, engenheiros, empresários, advogados, autônomos e comerciantes, dentre outros. Quanto à hospedagem, a maioria dos visitantes prefere ficar em hotéis (46,79%), casa de parentes (30,37%) e casa de amigos (16,55%). Já o meio de transporte predominante é o avião com 79,29%, seguido por ônibus de empresas com 11,58% e automóveis particulares com 5,86%.

Um dado que mostra a força de atratividade turística do Círio de Nazaré é a intenção de retornar dos visitantes, que alcançou mais 96%. A maioria dos visitantes (41,25%) permanece entre 5 e 9 dias em território paraense, e muitos demonstram interesse de conhecer os atrativos da capital como, por exemplo, a Basílica de Nazaré, Estação das Docas, Ver-o-Peso, Mangal das Garças e Portal da Amazônia durante sua estadia, mas também apontam o desejo de conhecer outras localidades e destinos turísticos. Em especial, Salinópolis, Marajó, Combu, Marudá, Castanhal, Barcarena, Bragança e Marabá despertaram interesse nos turistas para um alongamento da viagem por ocasião do Círio.

“Esse interesse por outros destinos paraenses que o Círio desperta no turista, que é basicamente um turista do segmento religioso, apenas confirma a capacidade de atratividade do Círio de Nazaré como um evento de grande magnitude e, por isso mesmo, uma das maiores festividades religiosas do mundo. O que nos dá a possibilidade de trabalhar no aumento da permanência média e do gasto médio desse turista, na entrada de receitas no estado, e consequentemente na geração de emprego e renda para a nossa população”, conclui André Dias.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend