Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 22 de March de 2025
Sistema Floresta

Quilombo das Crioulas, de Breu Branco, está debaixo d’água do rio Tocantins

Por Floresta News
Publicado em 20 de janeiro de 2022 às 16:56H

Compartilhe:
Imagem enviada por moradores do Quilombo das Crioulas

Os moradores do Quilombo das Crioulas, em Breu Branco, passam por dias difíceis. A água do Rio Tocantins está tão alta que invadiu a área onde eles moram e plantam. De acordo com informações desses moradores, nenhuma ajuda foi enviada para o local, eles estão retirando das casas os móveis e objetos que conseguem em pequenas embarcações. Entidades como a MALUNGO, CEDENPA já foram acionadas para ajudar a comunidade e eles estão solicitando também uma audiência com o Ministério Público Federal.

Até o fechamento dessa matéria não houve nenhuma manifestação da Prefeitura de Breu Branco, mas de acordo com informações dos moradores o prefeito ficou de fazer uma reunião com eles na tarde desta quinta-feira (20).

Na comunidade quilombola de Pederneiras, em Tucuruí a situação começou a ficar crítica também, mas os moradores estão sendo retirados com a ajuda do exército, defesa civil e secretaria de apoio a segurança pública, antes que a água invada todas as casas. No total doze famílias saíram da comunidade.

Exército está fazendo a remoção das famílias no Quilombo das Pederneiras

De acordo com o Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, divulgado pela Eletronorte, o rio em Tucuruí está com 11,88 metros nesta quinta-feira, com previsão passar os 12 metros no domingo.

Zona Urbana

Na cidade de Tucuruí, até agora, mais de 190 famílias tiveram que deixar as casas na parte baixa, por causa do nível do rio Tocantins que vem subindo diariamente. Elas estão distribuídas em cinco abrigos montados pela prefeitura e outras estão em casas de parentes.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend