Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 22 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

INMET confirma ocorrência de chuva de granizo em Altamira, sudoeste do Pará

Por G1
Publicado em 09 de setembro de 2020 às 05:21H

Compartilhe:

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no Pará confirmou a ocorrência de uma chuva de granizo no município de Altamira, no sudoeste do estado. De acordo com o órgão, a chuva foi registrada no último sábado (5). O INMET informou que recebeu imagens que comprovam o fenômeno meteorológico.

“Recebemos vídeos da chuva de granizo em uma região de Altamira. Imagens captaram o fenômeno na cidade e nós confirmamos a veracidade do material”, disse o coordenador do Inmet no Pará, José Raimundo de Souza.

Segundo o INMET, uma outra ocorrência teria sido registrada na tarde desta terça-feira em Ananindeua, região metropolitana de Belém. No entanto, o órgão disse que não ainda recebeu materiais que possam comprovar a veracidade do fenômeno.

Evento é raro na região

De acordo com o INMET, o granizo se forma em um tipo específico de nuvem, chamada de cumulunimbus, a mesma responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem costuma aparecer em regiões mais quentes e com altos índices de umidade.

Ainda segundo a meteorologia, quando as nuvens atingem altitudes elevadas, com temperatura abaixo de zero, a água liquida congela. Devido a fortes correntes de ar que existem dentro da nuvem é possível que a água congelada se precipite como pedaços de gelo.O fenômeno, no entanto, não é comum no Pará, devido as altas temperaturas da região amazônica.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend