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Tucuruí, 20 de July de 2019
Sistema Floresta

Como controlar a ansiedade?

Por MSN
Publicado em 11 de março de 2019 às 11:25H

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A ansiedade está presente em boa parte das pessoas. Há, entretanto, quem não se perceba como uma pessoa ansiosa, uma vez que os sinais podem aparecer de forma silenciosa. Mas quando você percebe, não é fácil lidar com ela, não é mesmo? No oitavo episódio da websérie Respira, vamos entender como controlar a ansiedade para que você possa viver sua vida de forma mais saudável e feliz.

No episódio de hoje, respondemos a questão de Claudileia A., sobre como controlar a ansiedade: “Estou tendo crises de ansiedade diárias, algumas mais fortes, outras menos. Não consigo me ‘consertar’. Como posso lidar com isso?”. Assista ao episódio completo sobre ansiedade no vídeo abaixo:

O que causa ansiedade?

Estar revivendo sempre o passado ou projetando demais o futuro pode despertar a sensação de ansiedade, que pode tornar-se patológica. Contudo, você deve entender que o passado já foi e o futuro não existe ainda, ele depende do seu presente.

A ansiedade é falta de presença

Para ter presença, ativar o observador em você e usufruir do presente, você deve respirar conscientemente e observar. Respire corretamente, assuma seu corpo físico. Depois de fazer contato com você, se pergunte: onde estou? O que estou fazendo? Essas perguntas são chaves para se situar. Comece a usar todos os seus sentidos para se manter no agora.

Como controlar a ansiedade se há julgamento?

A ansiedade aparece em nós quando há julgamento ou significado . Quando isso acontece, ocorre uma “falação” interna. Você começa a pensar de forma rápida e constante. Por exemplo: se encontramos uma pessoa parado na rua já achamos que vamos ser assaltados; se estamos prestes a ir a uma reunião, pensamos se seremos capazes. É nesse momento que a gente perde a presença.

Faz-se necessário, às vezes, procurar uma pessoa especializada para ajudar a tratar a ansiedade. Pode ser que seja preciso usar medicamentos, que só podem ser prescritos por médicos da área. Afinal, ansiedade pode se tornar doença.

Entretanto, se a ansiedade estiver sob controle, você pode criar hábitos mais saudáveis onde poderá produzir mais endorfina e várias outras químicas necessárias para o bom funcionamento do nosso corpo. Procure fazer exercícios, caminhadas, ou o que te faça feliz, desde que contribua para a sua saúde. Procure achar no seu dia a dia atividades que te façam feliz, e viva o momento.

Além disso, outra forma de se livrar da ansiedade é olhá-la por outro ângulo, por um lado mais positivo. Caso esteja muito ansioso, pare, respire, organize-se. Perceba onde está, o que está fazendo no momento presente e treine o foco aqui agora.

O que está ocorrendo a sua volta não tem como controlar, mas a sua mente sim. E entenda: talvez as coisas não saiam como você planejou , mas se estiver vivendo o momento presente pode ser ainda melhor. Apenas faça o seu melhor agora .

A única coisa que a gente pode controlar – e deve – é a nossa mente

Meditação para ansiedade

Faça o exercício focando em manter sua expiração mais longa que a inspiração, inspirando em um tempo que for confortável para você e expirando no dobro desse tempo. Além disso, tente mandar o ar para a base da sua barriga, na região do diafragma, a fim de garantir uma respiração profunda. Relaxe e aproveite esse momento

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