Por Floresta News
Publicado em 20 de julho de 2023 às 01:05H
Na quarta-feira (19), o governo federal publicou as autorizações para a realização de 14 concursos públicos que, juntos, disponibilizam 2.160 vagas em diferentes órgãos e instituições do país. As portarias foram divulgadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, demonstrando o compromisso com o fortalecimento do quadro de servidores no Poder Executivo Federal.
A abertura dos concursos é uma resposta às demandas por novos servidores em diversas áreas do governo. Na terça-feira, o governo já havia anunciado a intenção de abrir um total de 3 mil vagas em concursos públicos, com salários que podem chegar a até R$ 21 mil, oferecendo oportunidades em diferentes níveis de qualificação.
A ministra da Gestão, Esther Dweck, enfatizou que o atual número de servidores no Poder Executivo Federal está consideravelmente abaixo do que seria necessário para fornecer serviços de qualidade à população. A realização desses novos concursos é vista como uma estratégia para suprir essa carência e melhorar a prestação de serviços públicos.
Até o momento, não foram divulgadas datas específicas para a realização dos concursos, mas de acordo com as portarias, os editais deverão ser publicados em até seis meses. Isso permitirá que os candidatos tenham tempo para se preparar adequadamente e participar do processo seletivo.
Abaixo estão listados os órgãos e as respectivas vagas autorizadas para os concursos públicos:
Além dessas oportunidades, há a expectativa de que outros concursos públicos sejam abertos para a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), o Ministério do Planejamento e Orçamento, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Essas instituições devem ofertar um total adicional de 270 vagas.
Com a autorização desses concursos, o governo federal reafirma seu compromisso em investir na melhoria do serviço público, buscando atrair profissionais qualificados para fortalecer e aprimorar as áreas estratégicas da administração pública, beneficiando diretamente a população brasileira. Os candidatos interessados em concorrer a essas vagas devem se preparar para os processos seletivos que serão anunciados em breve, visando ingressar em uma carreira estável e contribuir para o desenvolvimento do país.
(Floresta News)