Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 26 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

EUA declaram apoio à suspensão de patentes de vacinas contra covid

Por SBT News
Publicado em 05 de maio de 2021 às 23:46H

Compartilhe:

O governo do presidente Joe Biden anunciou, nesta 4ª feira (5.mai), apoio à suspensão de patentes sobre as vacinas contra covid-19. A decisão pode expandir a produção e o fornecimento dos imunizantes ao redor do mundo. 

“O governo acredita fortemente nas proteções à propriedade intelectual, mas, com o objetivo de acabar com esta pandemia, apoia a renúncia dessas proteções para as vacinas da covid-19”, disse Katherine Tai, representante comercial dos EUA, em comunicado.

A campanha pela quebra das patentes foi apresentada por Índia e África do Sul, e conta com o apoio de diversos países em desenvolvimento, com exceção do Brasil. Entre as nações desenvolvidas, como o Reino Unido e Suíça, o argumento para manter as patentes é o de que elas são fundamentais para o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento de novos medicamentos.

Para as lideranças e embaixadores da Organização Mundial da Saúde (OMS), que concordam com a suspensão da proteção intelectual sobre os produtos, o apoio dos Estados Unidos representa um grande avanço para a demanda. Segundo Tai, o objetivo do governo norte-americano é “obter o máximo possível de vacinas seguras e eficazes para o maior número de pessoas o mais rápido possível”.

Entenda o que são as patentes

Considerada uma concessão pública conferida pelo estado, a patente garante ao titular de determinado produto a exclusividade de explorar comercialmente a sua criação. Na indústria farmacêutica, a empresa tem o direito de patentear o medicamento desenvolvido para que nenhuma outra companhia possa fabricá-la sem autorização.

Os EUA, sede de grandes fabricantes de medicamentos, são historicamente contra a quebra do plano das patentes. De acordo com a imprensa internacional, a Casa Branca teme irritar empresas como a Pfizer e Moderna, responsáveis pelo desenvolvimento e produção de imunizantes contra o novo coronavírus.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend