Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 09 de May de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Governo do Pará mantém bandeiramento em todas as regiões

Por Agência Pará
Publicado em 30 de abril de 2021 às 10:57H

Compartilhe:

Nova reunião do Comitê Técnico e Científico, liderado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), foi realizada nesta quinta-feira (29) para determinar novas medidas de combate à pandemia no Pará. Em suas redes sociais, o governador Helder Barbalho anunciou que não haverá mudança no bandeiramento dos municípios. No entanto, ele destacou que, de acordo com os dados levantados pelo Comitê, as taxas de infecção pelo novo coronavírus apresentaram queda nas regiões em bandeira vermelha.

Participaram da reunião o titular da Sespa, Rômulo Rodovalho, e o reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Marcel Botelho, além de representantes dos demais órgãos integrantes do Comitê Científico.

“Queria destacar que, na análise de todas as regiões, ainda temos que ter cuidado com o Xingu, com a região do Marajó Ocidental, do Araguaia e a de Carajás. Essas continuarão em coloração vermelha, com risco alto de incidência viral. Portanto, continuarão com a mesma coloração da semana passada. As demais, que já estavam com a coloração laranja, de risco médio, também continuarão. Portanto, não haverá mudança de status. Mas eu queria destacar que, pela análise da inteligência artificial e os estudos da Ufra, estas regiões que continuam em vermelho já começam a mostrar uma tendência de queda. Apenas a região de Carajás (Sudeste) ainda continua com a tendência de alta”, informou o chefe do Executivo.

Ainda de acordo com Helder Barbalho, o percentual de ocupação de leitos clínicos exclusivos para tratamento da Covid-19, em todo o Estado, estava em 47,5%, e o de leitos de UTI (Unidade de terapia Intensiva) em 74,2%, indicando queda, considerando que, no último dia 15 de abril, as taxas eram de 57,8% e 83,7%, respectivamente.

“Estes dados são muito importantes porque demonstram a queda, tanto na procura por leitos de UTI, quanto de leitos clínicos. Isso é fundamental. É a demonstração de que nós estamos ultrapassando esta fase”, reforçou o governador.

Bandeiramento – Desta forma, o bandeiramento nas regiões continua da seguinte forma: vermelho, nas regiões do Marajó Ocidental, do Xingu, de Carajás e do Araguaia; e laranja, nas regiões Metropolitana I e II, Marajó Oriental, Baixo Tocantins, Baixo Amazonas, Tapajós e Nordeste.

“Estamos avançando. Inclusive, neste final de semana, estaremos aumentando o número de leitos em Tucuruí, na região do Lago, para tirar a pressão também da região de Marabá. Investindo para que a ampliação e a oferta de leitos possam estar garantidas na região de Carajás. Para concluir, quero pedir a você muita atenção. Continue usando máscara, se proteja, proteja sua família, e atenção ao calendário de vacinação. Estamos ampliando a cobertura, garantindo que todas as cidades do Estado possam, após concluída até os 60 anos, avançar para pessoas com comorbidades. E, chegando mais vacinas, ampliar os grupos de atendimento para imunizar e proteger a nossa população”, destacou Helder Barbalho.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend