Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 23 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Amapaenses se refugiam em ilha no Pará para fugir de efeitos do apagão

Por Dol
Publicado em 09 de novembro de 2020 às 17:24H

Compartilhe:
Pylons of high-tension electricity power lines are seen during sunrise in Brasilia, Brazil August 31, 2017. REUTERS/Ueslei Marcelino

No dia para a noite, Afuá, pequena ilha paraense do arquipélago do Marajó, se viu lotada de “turistas”. Após uma explosão seguida de incêndio na principal subestação de fornecimento de energia do Amapá na última terça-feira (3), 14 dos 16 municípios do estado ficaram sem luz e água. A solução: fugir para Afuá, a cidade mais próxima da capital Macapá.

Por causa do apagão, cirurgias eletivas (não urgente) foram canceladas em Macapá. Moradores fizeram filas em caixas eletrônicos, postos de combustíveis e mercados. Alguns chegaram a cavar poço em casa por causa da falta de energia para bombear água na rede de abastecimento. Nas redes sociais, políticos, famosos e anônimos se mobilizaram para ajudar a amenizar a situação de caos no Amapá.

Em apenas três dias, Afuá, ilha vizinha no Pará, recebeu dez lanchas e balsas e dois navios com mais de mil macapaenses. O porto, a rede hoteleira e os bares da cidade, que possui pouco mais de 32 mil habitantes, ficaram lotados.

A relação entre as cidades sempre foi próxima, já que os afuaenses olham para Macapá como capital, por estar a 78 quilômetros de lá, enquanto a distância até Belém é de 256 quilômetros.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend