Por Dol
Publicado em 24 de abril de 2020 às 04:20H
O número de mortes causadas por Covid-19 no Brasil está aumentando a um ritmo quase duas vezes maior do que o mesmo período na Espanha, um dos epicentros da doença na Europa.
A conclusão é do Observatório Covid-19 BR, que reúne pesquisadores de sete universidades diferentes. O estudo foi baseado em dados do Ministério da Saúde e mede a velocidade da doença no Brasil, a comparando com a de outros países afetados pelo novo coronavírus.
Para realizar o cálculo, os pesquisadores analisam quanto tempo o país leva para dobrar o número de óbitos decorrentes da Covid-19. Na última terça-feira (21), o Brasil dobrava seu mortos a cada 9 dias e 14 horas; na Espanha, esse mesmo número estava em 12 dias e 7 horas há duas semanas (quando o país estava no mesmo estágio da curva que o Brasil está agora).
Quanto mais baixo é esse intervalo de tempo, mais letal é a pandemia no país. Ou seja, por esse critério, o cenário no Brasil é pior que na Espanha, se comparados períodos correspondentes do avanço da doença.
Send this to a friend