Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 22 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Melhor chuva de meteoros do ano será nesta semana; saiba como vê-la

Por Notícias ao minuto
Publicado em 11 de dezembro de 2017 às 11:27H

Compartilhe:

Conforme a NASA, Geminidas não será ofuscada pela luz da Lua.

Uma das principais chuvas de meteoros para o observadores do espaço, a Geminidas poderá ser observada, neste ano, do fim da tarde desta quarta-feira (13) até as primeiras horas da quinta-feira (14). A previsão é de que as luzes não sejam ofuscadas pela Lua e, conforme especialistas, há grande possibilidade de que sejam vistas ao redor do mundo.

“Com a Perseida de agosto tendo sido obscurecida pela forte luz da Lua, a Geminidas será a melhor chuva de meteoros deste ano”, garante Bill Cooke, do Escritório de Ambiente Meteórico da NASA. “A Lua será crescente e não atrapalhará o show”, antecipa. Ano passado, com uma Super Lua no céu, a chuva de meteoros passou despercebida.

Na previsão da NASA, a Geminidas estará mais visível para quem ficar acordado até tarde, entre as 22h e às 2h da madrugada (hora de Brasília). O fenômeno pode ser ainda melhor apreciado por quem estiver no campo ou um pouco distante das luzes e poluição das grandes cidades. A previsão é de que eles vejam cerca de 100 meteoros entre 23h e 0h (hora de Brasília), segundo a Associação Norte-Americana de Meteoros.

Logo após o fenômeno, será possível observar a passagem do objeto celeste 3200 Faetonte. “A natureza dele é motivo de debate: ou é um asteróide ou um cometa extinto. Algumas vezes, no entanto, é tratado como se fosse a rocha de um cometa”, detalha Cooke ao CNet. A passagem está prevista para o sábado, dia 16 – o mais próximo que já esteve desde 1983, a cerca de 9 milhões de quilômetros de distância da Terra.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend