Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 17 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Saiba qual cédula é a mais difícil de falsificar

Por Notícias ao minuto
Publicado em 26 de fevereiro de 2018 às 11:02H

Compartilhe:

Notas de dólar australiano são as mais avançadas do mundo

© Reuters / Daniel Munoz

As cédulas de dólar australiano são as mais avançadas do mundo: são completamente resistentes à água, difíceis de falsificar e mais “limpas” que as outras devido à sua alta resistência à umidade e sujeira.

Ao contrário de outras cédulas, como o dólar norte-americano, que são feitas de papel de fibra de algodão, as cédulas de dólar australiano são produzidas com um polímero que deixa uma sensação de cera após tocá-las.

Graças à sua textura polimérica, as cédulas de dólar australiano podem durar entre duas a três vezes mais que as outras cédulas. Por exemplo, uma cédula de dez dólares dos EUA tem uma vida de 4,5 anos, informou a CNBC.

A Austrália está inovando continuamente sua moeda e a nova cédula de cinco dólares australianos tem um efeito holográfico. Colocando-a de certa forma, você pode ver a imagem de um melífago-oriental – um pássaro nativo da Austrália – movendo suas asas e mudando de cor.

Em 2015, o Banco da Reserva da Austrália anunciou que acrescentaria um elemento tátil às suas cédulas para ajudar os cegos a reconhecê-las.

Em 1988, a Austrália foi o primeiro país a introduzir cédulas de polímero, que posteriormente foram adotadas por outros países como o Canadá e o Vietnã. O Reino Unido começou a usá-las em 2016. Com informações do Sputnik.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend