Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 10 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Marabá sai do decreto de ‘lockdown’ no Pará, diz PGE

Por G1
Publicado em 19 de maio de 2020 às 00:53H

Compartilhe:

O município de Marabá, no sudeste do estado, será excluído do lockdown (bloqueio total), medida adotada para conter o avanço da Covid-19, segundo o governo estadual. O município já registra 207 casos confirmados e 47 mortes do novo coronavírus, com taxa de letalidade de 22.71%, na noite desta segunda (18).

Em nota, a Procuradoria Geral do Estado disse que houve manifestação contrária por parte da prefeitura. “De acordo com a gestão do Município, ainda não há colapso no sistema de saúde da cidade, o que não justificaria medidas mais rigorosas de combate à doença”, diz a nota.

Já a prefeitura de Marabá disse, em nota, que “permanece, portanto, a validade do decreto 038/2020, que mantém aberto apenas os serviços considerados essenciais”. Segundo a prefeitura, Comitê de Gestão da Covid-19 deve iniciar nesta terça uma agenda de negociação com empresários e micro-empresários locais para estabelecer um cronograma de reabertura gradativa do comércio local.

Um decreto deve ser publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado ainda nesta segunda, mantendo apenas 16 idades obrigadas a cumprir a determinação, que prevê fechamento de atividades não essenciais e com restrição de circulação de pessoas.

Cidades que mantém ‘lockdown’ até 24 de maio:

  • Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Santa Isabel do Pará, Santa Bárbara do Pará, Breves, Vigia, Santo Antônio do Tauá, Cametá, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Santarém, Abaetetuba e Capanema.

O anúncio da medida de ‘lockdown’ no município causou protestos nesta segunda. Um grupo de manifestantes se concentrou à frente da prefeitura contra o fechamento do comércio.

O bloqueio total foi recomendado pelos ministérios Público do Pará (MPPA), Público Federal (MPF) e Público do Trabalho (MPT), devido ao avanço da doença na região.

No município, o isolamento ainda está longe do ideal de 70% e nem todo mundo segue as medidas de prevenção ao novo coronavírus. No boletim mais recente, Marabá teve 52,8% da população em casa no último domingo (17).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o isolamento social é a única medida comprovada para conter a transmissão da Covid-19.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend