Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 23 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

10 alimentos que prometem saciar por mais tempo

Por Noticias ao minuto
Publicado em 22 de junho de 2017 às 11:52H

Compartilhe:

Uma alimentação saudável não é apenas variada, equilibrada e colorida, mas também saciante. Comer a cada duas ou três horas (em quantidades pequenas) é a melhor forma de manter o organismo protegido e o metabolismo funcionando corretamente, contudo, isso apenas acontece quando a escolha dos alimentos é a mais melhor, pois de nada vale comer muitas vezes ao dia quando se opta por ingerir alimentos ricos em sódio, açúcar ou gorduras saturadas.

Apostar em alimentos que promovem a saciedade, por terem um pequeno impacto nos níveis de glicose no sangue, não causando picos e sensações súbitas de fome, é o mais indicado. O jornal espanhol El Confidencial listou as 10 opções mais certeiras e, claro, saudáveis.

Primeiramente as batatas assadas ou cozidas. Este tubérculo é visto com ‘maus olhos’ por muitas pessoas por ser rico em carboidratos, mas a verdade é que estas duas formas de cozimento ajudam a manter as vitaminas e as fibras, dois fatores que contribuem direta e positivamente para os níveis de saciedade. Também dependentes do tipo de cozimento, os ovos são saciantes e saudáveis. Cozinhá-los em água ou pouca gordura é o ideal, pois assim permanecem com todos os nutrientes.

A banana muitas vezes é evitada na dieta, mas não deveria, pois é extremamente nutritiva e saciante, graças aos níveis de fibra e potássio que possui.

Outra excelente opção é o iogurte grego, mesmo o que possui maior teor de gordura saturada. Embora seja importante consumir com moderação, este tipo de iogurte é um dos alimentos com melhor teor de proteínas e vitaminas, contribuindo diretamente para uma maior sensação de saciedade.

Um outro alimento que deve ser consumido com moderação mas que jamais deve ser evitado, salvo em casos indicados por especialistas, é o figo, um dos frutos mais suculentos e ricos em fibra, o nutriente que mais promove a sensação de saciedade prolongada.

Por ser considerada um alimento com calorias negativas (ou seja, o organismo gasta mais energia para digerir do que ao consumir), a maçã é uma aliada na hora de procurar uma maior saciedade, pois é rica em pectina (um polissacarídeo que atua diretamente nos níveis de saciedade). E por falar em poucas calorias, as framboesas também contribuem para a tarefa de evitar a fome constante. Este pequeno fruto é rico em vitaminas, água e fibra.

A crocância das pipocas é uma ótima maneira de enganar a fome. Quando feitas sem gordura, sal ou açúcar, as pipocas são um dos melhores petiscos. Já as ervilhas satisfazem por terem muita fibra e muita proteína, um macronutriente que é fundamental para evitar os picos de fome e que é também encontrado em boas quantidades no atum enlatado.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend