Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 17 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

4 truques de Harvard para ter uma memória de ‘elefante’

Por Notícias ao minuto
Publicado em 11 de dezembro de 2017 às 11:19H

Compartilhe:

Quer uma memória mais rápida e eficaz? A Universidade de Harvard tem a solução.

Nunca é tarde para cuidar e treinar a memória. O segredo do sucesso, segundo a Universidade de Harvard, está em realizar alguns truques mais certeiros e que prometem resultados imediatos e duradouros.

De acordo com Joel Salinas, neurologista especializado em comportamento neurológico e neuropsiquiatria em Harvard, são apenas necessários quatro passos para conseguir uma memória de ‘elefante’, passos esses que devem ser colocados em prática todos os dias, fazendo parte da rotina.

E o primeiro passo é simples: repetir em voz alta o que se ouviu ou leu, seja um nome, um endereço ou uma ideia, pois ao repetir algo em voz alta, a mente faz com que essas mesmas palavras sejam mais facilmente recordadas no futuro.

Mas se as palavras ditas ativam a memória, as palavras anotadas e depois lidas melhoram a capacidade de reconhecimento, algo que, por si só, também estimula a memória e a facilidade de lembrar algo.

Fazer associações entre uma informação velha e uma informação nova é a terceira estratégia, uma vez que “nosso cérebro é bom em sequências e colocar as coisas [novas informações] em histórias [velhas] ajuda”. E “quanto mais ridícula é a história”, diz, “mais memorável será”.

Por fim está a importância de dividir a informação em partes e tentar decorar cada uma dessas partes de cada vez, tal como se faz com um número de telefone, em que se tende a dividir os nove dígitos em três partes de três, por exemplo.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend