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8 hábitos fundamentais para manter o cérebro ativo e saudável

Por MSN
Publicado em 25 de agosto de 2017 às 11:13H

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O nosso organismo passa por uma série de transformações conforme envelhecemos, e isso não seria diferente com o funcionamento do cérebro. À medida que a idade avança, o desempenho cognitivo começa a diminuir, uma vez que as conexões entre os neurônios, as chamadas sinapses, vão perdendo a eficiência.

Vale lembrar que o cérebro é responsável por controlar, por exemplo, a temperatura corporal, a pressão arterial e a respiração, além do raciocínio, a concentração, as emoções. Por isso, cuidar bem e estimular esse órgão é essencial para manter corpo e mente em equilíbrio. “O cérebro precisa trabalhar para reativar os genes e criar novas sinapses. Os genes reativam as conexões existentes ou criam sinapses que compensam as que foram perdidas com o envelhecimento”, explica Newton Terra, diretor do instituto de geriatria e gerontologia da PUC do Rio Grande do Sul.

Rico em vitaminas K e C e em ácido fólico, além de minerais como potássio, magnésio, cobre, flúor e manganês, o chá verde tem propriedades que vão além da possível influência na hora de perder peso. Também pssui antioxidantes, cujo efeito neuroprotetor evita o envelhecimento celular precoce.

A cafeína presente no chá verde atua diretamente como agente neuroestimulante, o que contribui para a melhora da função cognitiva e para o aumento do poder de concentração e do humor. De acordo com estudo suíço publicado na revista Psychopharmacology, o consumo regular da bebida melhora, ainda, a conexão entre os lobos frontal e parietal, essenciais para o bom funcionamento da memória.

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