Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 18 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Como economizar energia elétrica durante o verão amazônico no Pará

Por G1
Publicado em 10 de julho de 2020 às 13:27H

Compartilhe:

Com a chegada da época mais quente do ano, o verão amazônico, aumenta a necessidade de manter o ventilador ou ar-condicionado ligados, por exemplo. Para evitar surpresas no valor da conta de energia elétrica no fim do mês, a concessionária de energia Equatorial Pará dá dicas para fazer economia de luz nesse período.

De acordo com a Equatorial, historicamente, o consumo residencial aumenta por volta de 2% em decorrência das altas temperaturas. Por isso, é necessário modificar os hábitos com o uso racional de energia elétrica.

“Hoje os equipamentos são vendidos com Selo Procel de eficiência, que mostra ao consumidor os equipamentos mais eficientes e que consomem menos energia. Deve-se sempre observar as etiquetas no momento da compra. O selo A é o mais eficiente e o E menos eficiente”, informa o líder da área de Eficiência Energética da Equatorial Pará, Willian Melo.

Outras medidas simples que podem evitar o aumento na conta de luz. Veja:

  • Geladeira: é responsável por cerca de 30% do valor da conta de luz. Deve-se evitar abrir e fechar a todo instante e não guardar alimentos quentes em seu interior. Roupas secando atrás da geladeira também devem ser evitadas.
  • Ar-condicionado: usar tecnologia “inverter”, este sistema oferece maior eficiência. No caso dos aparelhos comuns, a recomendação é colocar a temperatura no 23º e programar para desligar, pelo menos 30 minutos antes de sair do ambiente.
  • Iluminação da casa: a iluminação doméstica pode representar cerca de 25% do custo por mês. Evite acender lâmpadas durante o dia e dê preferência as lâmpadas de LED que são mais econômicas em até 80%.
  • Computadores e notebooks: utilizar o recurso de economia do monitor e desligue quando ninguém estiver usando. Evite o modo stand-by, pois também consome energia.
  • Carregamento de celulares: não deixar os celulares carregando a noite toda e nem os carregadores conectados sem o aparelho. Essas atitudes provocam o desperdício de energia.
  • Bomba D’ água: a ligação elétrica da bomba deve ser feita por profissional de confiança, pois instalações mal feitas acarretam fuga de corrente e aumento de consumo. O ideal é também armazenar o máximo de água na caixa d’água para não precisar ligar a bomba mais vezes.
  • Lavadora de roupa: acumular uma grande quantidade de roupas para lavar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima.
Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend