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Diabetes e colesterol alto? Conheça a batata Yacon

Por Floresta News
Publicado em 11 de novembro de 2014 às 11:43H

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bataCom certeza você já encontrou essa batata nos hortifrútis de mercearias e supermercados e nem imaginava os benefícios que ela proporciona à saúde. A batata Yacon é um tubérculo de origem andina conhecida especialmente por sua capacidade de influenciar os níveis de glicose no sangue, que demonstram redução com o consumo habitual. A nutricionista do Hospital e Maternidade Cintya Bassi, explica as características e como essa batata pode ajudar aos diabéticos e quem possui colesterol alto.

“Diferente das batatas comuns à batata yacon possui em sua composição alto teor de inulina e tem sabor levemente adocicado, lembrando a pêra e o melão com menor concentração de amido”, diz Cintya. A inulina que influencia o sabor do alimento é uma fibra que exerce influência benéfica sobre o intestino, pois estimula a produção de bifidobactérias (bactérias do bem) e além disso,  esta relacionada a redução de triglicerídeos e colesterol sanguíneo, pois dificulta seu acúmulo no sangue e aumenta sua excreção. “A essa fibra, também se associa, o efeito hipoglicemiante, ou seja, auxilia a redução de glicose, retardando a digestão e absorção dos carboidratos e produzindo uma substância chamada propionato, que parece aumentar a secreção de insulina, melhorando a captação de glicose pelo organismo”. A batata yacon também possui um tipo de carboidrato, chamado frutooligossacarídeos, que nosso corpo não consegue digerir com facilidade e por isso sua absorção é mais lenta, evitando os picos de glicose no sangue.

Nas raízes da batata yacon também foram identificados à presença de compostos fenólicos com ação antitumoral, analgésica e de ação antioxidante, combatendo os radicais livres que aceleram o envelhecimento do corpo. Os principais são o ácido clorogênico, que possui ação hepatoprotetora ,ou seja protege o fígado, e o L-triptofano, precursor de hormônios importantes como melatonina e serotonina.

Rica em água, o tubérculo possui baixo valor calórico, “Em 100 g do alimento há em média 33 kcal, e a quantidade recomendada deve variar de acordo com as necessidades individuais. Em geral, recomenda-se incluir uma porção da batata, algumas vezes por semana. Ela pode ser preparada, na forma de chips, salada, purê, assada, cozida, entre outros”, diz a nutricionista do São Cristóvão.

Devido a sua composição nutricional, a batata yacon tem sido considerada um alimento funcional, “Isso significa que além das funções nutricionais básicas, quando consumido de forma habitual na dieta, o alimento produz efeitos benéficos à saúde”, finaliza a nutricionista.

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