Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 24 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Estes alimentos ajudam a sobreviver à TPM

Por Noticias ao Minuto
Publicado em 27 de janeiro de 2018 às 12:41H

Compartilhe:

Os alimentos certos nas fases certas do ciclo menstrual vão regular os hormônios.

Cabelo oleoso, borbulhas, corpo dolorido, dores de barriga e, claro, um estado depressivo/de irritação/sensibilidade/fome/tristeza de que nenhuma mulher está livre. De mês a mês há que aprender a lidar com o Tensão Pré Menstrual, ou TPM, um estado que não se pode evitar, mas cujos efeitos se pode reduzir (pelo próprio bem da mulher, como de todos os que a rodeiam).

É através da alimentação que o site Women’s Health UK pretende regularizar os hormônios que deixam qualquer mulher alterada.

Para se perceber o que comer e quando comer, comecemos por lembrar que o ciclo menstrual dura um mês, no qual a primeira semana diz respeito à de menstruação, seguem-se duas semanas de período fértil e uma quarta, em que a mulher se encontra infértil até à próxima menstruação (durante a qual também está infértil).

Durante todo o período, há alimentos que não deve abusar, e outros que devem mesmo fazer parte das suas refeições. Veja o que deve e não deve comer, a fim de regular o sistema hormonal e que regras deve seguir em cada semana específica do seu ciclo.

A evitar – café e álcool – O café e o álcool não são aconselhados, por serem diuréticos e eliminarem nutrientes do corpo, além de impulsionarem o estresse do sistema interno.

A evitar – Açúcar  Comidas processadas e cheias de açúcar são más para os níveis de açúcar no sangue, deixando a mulher com mau temperamento. Aposte antes em fontes de energia como nozes, ovos e laranjas.

A consumir – ômega 3 – O abacate e peixes gordos, bem como outros alimentos ricos em ômega 3 devem estar presentes, já que ajudam na redução das inflamações internas e dor de peito.

A consumir – folhas verdes – Também as folhas verdes como espinafres, ricos em magnésio, são boas apostas, pois acalmam o sistema nervoso quando conjugados com alimentos ricos em cálcio, como o iogurte e o tahini.

A consumir – alimentos ricos em triptófano – Tais como o peru, hummus ou banana. Este aminoácido ajuda a moderar o desejo por doces e hidratos de carbono, regulando a fome.

Semana 1  Na primeira semana, onde ocorre a menstruação, aposte em chá de camomila, salmão e sementes de abóbora. O chá vai ajudar-lhe a relaxar os músculos os restantes alimentos, ajudam a manter os níveis de energia necessários.

Semana 2  Aspargos, laranja e novamente salmão, é no que deve apostar na primeira semana do período fértil. O ômega 3 do salmão conjugado com a vitamina C das laranjas, vai neutralizar a adrenalina no organismo e os aspargos são ricos em ácido fólico, que melhora o humor.

Semana 3 – Na segunda semana do período fértil, o ferro dos espinafres serão a melhor opção para ganhar energia, bem como a maçã, que contém açúcar natural, que conjugado com a fibra da mesma fruta, faz com que a absorção da energia seja lenta.

Semana 4 – Durante o período infértil, aposte em alimentos ricos em água como o pepino. Para que não faça retenção de líquidos, o aipo deve fazer parte da alimentação desta semana.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend