Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 15 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Manual para organizar um churrasco infalível em casa

Por MSN Noticias
Publicado em 25 de setembro de 2014 às 11:46H

Compartilhe:

churrascoReunir os amigos e a família num fim de semana ensolarado pede, quase sempre, um delicioso churrasco. Aliás, pouquíssimas pessoas resistem a um convite desse. As carnes suculentas acompanhadas de uma gostosa farofa, então, deixam tudo perfeito. Mas para que tudo saia ainda melhor, alguns segredinhos podem ajudar e muito nessa hora.

Por isso, é fundamental saber, por exemplo, como preparar a carne antes do churrasco para deixá-la saborosa. Além disso, é preciso saber a maneira correta de cortá-la para evitar que a carne fique dura. E o ponto ideal do fogo, você já parou para pensar como identificar o momento certo de colocar o alimento para assar?

Esses e outros truques você vai descobrir a seguir! Vamos lá? Leia abaixo cada uma das dicas que os especialistas no assunto, Gerson Almeida, do Clube da Carne, e Mauro Camargo, do Embaixador do Churrasco, preparam para você, leitor.

Receita de farofa chique

Ingredientes

– 2 linguiças cortadas em cubinhos

– 300 gramas de bacon cortados em cubinho

– 200 gramas de azeitona fatiada

– 01 lata de ameixa picada

– 01 cebola picadinha

– 6 colheres (sopa) de manteiga

– 3 ovos cozidos cortados em cubos grandes

– Farinha de mandioca baiana (que é fininha e branca)

– 2 cenouras raladas

– Sal a gosto e salsinha

Preparo

Frite o bacon e reserve. Em seguida, frite a linguiça e depois adicione a cebola, o bacon, a manteiga, deixe dourar. Acrescente as azeitonas, a ameixa e, por último, a farinha de mandioca, os ovos cortados, o sal e a salsinha.

Segredinhos para o preparo das carnes

– Não salgue a carne bovina com antecedência, pois o sal vai desidratá-la. A dica para que ela fique mais suculenta, quando a peça de carne bovina for menor, é selá-la no calor da brasa. Esse procedimento consiste em levá-la para o calor – sem salgar. Depois de uns 5 minutos de cada lado, os poros da carne estarão fechados. Aí, sim, neste momento a salgamos. Com essa técnica será possível manter toda a suculência do assado;

– Evite usar diferentes temperos misturados, seja antes, durante ou após o preparo. Isso vale para dentro ou fora da churrasqueira;

– Respeite o tempo de cocção [cozimento] de cada assado. O carneiro, por exemplo, demanda um tempo 30% maior que uma fraldinha bovina. Cortes bovinos como picanha, fraldinha, entrecot, filé mignon, bife ancho e assado de tiras são preparados no calor intenso, sem que a labareda toque a carne.

– A gordura é amiga do churrasco, pois ela hidrata, dá sabor e auxilia na maciez. Uma boa dica aqui, se você não gosta da gordura, é deixá-la apenas enquanto prepara e assa a carne. Depois é só retirá-la.

– Temperos para cordeiro, picanha, alcatra, maminha, lagarto, coxão mole, coxão duro, patinho entre outros. Base de limão: Cubra totalmente a carne com água e suco de limão, acrescente alecrim e coloque sal a gosto. Base de vinho: Cubra a carne com 2/3 de vinho tinto e 1/3 de água, acrescente sal e noz-moscada a gosto. Usar sal grosso. Mariná-los por, no mínimo, três horas em ambiente refrigerado. Reservar o tempero líquido para ir hidratando o corte enquanto assa o alimento.

– Temperos para suínos: limão espremido, sal grosso, alho e suco de laranja. Marinar a carne por, no mínimo, três horas em ambiente refrigerado. Reservar o tempero líquido para ir hidratando o corte durante o ato de assar.

Melhores tipos de carnes para churrasco

Fraldinha, picanha, assado de tiras (costela em tiras finas), bananinha (músculo localizado entre os ossos do espinhaço ou coluna), entrecorte ou filé de costela, bife ancho, alcatra, maminha, drumett de frango (coxinha da asa), filé mignon suíno e linguiças.

Truques para cortar a carne e não deixá-la dura

 

A dica principal neste caso é cortar a carne no sentido contrário ao da fibra. Comparando o formato das fibras com os dentes de um pente de cabelo, faríamos o corte no sentido da base do pente. Experimente ainda pincelar um pouco de óleo antes de levar a carne à grelha, isso também vai ajudar bastante.

Como calcular a quantidade ideal de carne para cada pessoa?

Primeiro é preciso definir o formato do churrasco. Se for servido à mesa, no formato de almoço ou jantar, calcule cerca de 300 a 600 gramas por pessoa. Mas, claro, leve em consideração que tudo vai depender da quantidade de acompanhamentos e do perfil dos convidados. Mas se for num outro formato mais descontraído, como no entorno da churrasqueira ou na beira da piscina, a quantidade deve ser maior.

Não esquecer de…

– Deixar a churrasqueira pré-aquecida, no mínimo, 30 minutos antes de colocar o primeiro espeto no fogo. Antes disso, só estão liberados cebola e pimentões na brasa. Isso porque eles estarão protegidos do gás tóxico gerado pelo carvão;

– O ideal na hora de acender fogo é iniciá-lo por uma das laterais internas da churrasqueira, para fazer o efeito do forno. Desta forma, as três paredes também serão aquecidas, sem desperdiçar o calor. Quando o fogo é iniciado no centro da churrasqueira perde-se muito do calor que vaza pelas laterais;

– Use, de preferência, álcool gel ou sólido e evite o líquido. Assim, não haverá mais fuligem nos assados;

– A limpeza da churrasqueira deve ser feita para que não se retenha fuligem na parede do fundo (o que acaba sujando a ponta do espeto);

– Verifique o ponto ideal do fogo usando a regrinha dos cinco segundos, ou seja, veja se a sua mão aguenta ficar cinco segundos na grelha. Se você aguentar mais do que isso, o calor esta fraco demais e a carne vai cozinhar. Se ficar menos que cinco segundos, o calor está muito forte e a carne vai queimar.

PARCEIROS:

Clube da Carne Açougue Gourmet

Embaixador do Churrasco

MINHA DICA (SUELCK PATRICK):

Para você que não tem base nem uma de  quanto de carne comprar, de quanto de arroz ou vinagrete fazer, vai aqui uma super dica, uma calculadora dedicada exclusivamente a isso (clique aqui) e faça seu calculo, um promova aquele super churrasco.

 

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend