Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 28 de March de 2025
Sistema Floresta

Pará mantém liderança da região Norte na geração de empregos formais

Por Floresta News
Publicado em 29 de julho de 2022 às 09:15H

Compartilhe:
Carteira de trabalho — Foto: Divulgação/ Reproduçã

Uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), apontou que o estado do Pará gerou 25 mil postos de trabalho, no período de janeiro a junho de 2022. Só no mês de junho foram gerados mais de 10 mil postos de trabalho formal, mantendo o Pará como líder na região Norte na oferta de empregos.

A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (28), destacou que as vagas foram abertas principalmente nos setores de Serviço, Comércio, Agropecuário e Industrial. O governador Helder Barbalho destaca que, “Sob o aspecto da geração de emprego, o Pará se consolida como a principal economia da região Norte do Brasil. Isso é o reflexo do investimento em educação, capacitação profissional, da oportunidade.

É fundamental que nós possamos aprimorar a mão de obra, qualificar a nossa gente para o mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo e exigente. Hoje nós temos ensino superior e cursos de qualificação nos 144 municípios do estado. Isso é um legado que não tem preço, porque nós vamos garantir mão-de-obra qualificada ao alcance de todos. Esse é um legado para as próximas gerações, que claro, contribui diretamente para esses números positivos na geração de emprego”.

A pesquisa do Dieese mostra ainda que nos últimos 12 meses (julho de 2021 a junho de 2022), o emprego formal no Pará também cresceu. No comparativo entre admitidos e desligados, foram realizados 421.290 admissões contra 366.448 desligamentos – um saldo positivo de 54.842 postos de trabalho.

No mesmo período, todos os setores econômicos apresentaram crescimento na geração de empregos formais, com destaque para o setor de Serviços, com a abertura de 17.650 vagas de trabalho, seguido pelo Comércio, com a geração de 16.498 postos; Construção, com 8.968 postos; Indústria, com saldo positivo de 7.333, e pela Agropecuária, que ofertou 4.393 postos de trabalho.

O estudo foi produzido pelo Projeto do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, parceria entre o Dieese e o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

Texto: SEASTER

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend