Por G1
Publicado em 22 de setembro de 2020 às 16:18H
Um ato reuniu estudantes, professores, técnicos e entidades representativas no campus de Belém da Universidade Federal do Pará (UFPA) em defesa da nomeação da chapa que encabeça a lista tríplice para a reitoria da instituição. O atual mandato do reitor Emmanuel Tourinho, vencedor da consulta acadêmica, termina nesta terça.
O governo federal ainda não indicou a nova gestão, decisão que deveria ter sido publicada no Diário Oficial da União. A UFPA informou, por meio de assessoria, que aguarda a decisão no decorrer do dia.
O Ministério da Educação informou nesta terça que a nomeação é feita pela Presidência da República a partir da lista tríplice elaborada pelo colegiado máximo da instituição, conforme Lei nº 9.192, de 21 de dezembro de 1995.
Em discurso no ato, o professor Emmanuel Tourinho disse que “está muito orgulhoso da gestão, voltada para os pobre, negros, indígenas, e pautada na pluralidade e diversidade”.
Na consulta universitária, Tourinho foi reeleito com 92,7% dos votos e encabeça a lista tríplice da instituição, enviada ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela nomeação.
A chapa dos professores Marcelo Rossy e Márcia Bragança já tentou na Justiça pedindo a anulação da lista tríplice, mas o juiz federal Gilson Jader Gonçalves Vieira Filho, da 2ª Vara Federal Cível da SJPA, negou pedido de liminar.
Na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), o presidente Jair Bolsonaro nomeou o professor Francisco Ribeiro da Costa para ocupar o cargo de reitor. Costa foi o terceiro colocado da lista tríplice enviada ao Governo Federal. O mandato para a reitoria tem duração de quatro anos.
Send this to a friend