Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 25 de March de 2025
Sistema Floresta

Breu Branco e Tucuruí ganharão unidades do projeto Mundoteca

Por Floresta News
Publicado em 25 de maio de 2023 às 18:53H

Compartilhe:

Iniciativa leva acesso à cultura e incentiva o hábito de leitura nos municípios paraenses


A partir do mês de junho, Breu Branco (PA) e Tucuruí (PA) serão beneficiadas com o projeto Mundoteca, uma iniciativa de democratização do acesso à leitura que promove o hábito leitor em comunidades afastadas dos grandes centros por meio da instalação de bibliotecas com ambientação e mobiliário aconchegantes, acervo diverso de obras literárias, materiais lúdicos – como fantoches e brinquedos educativos – e equipamentos audiovisuais, além da realização de atividades socioculturais.

A Mundoteca de Tucuruí está programada para ser inaugurada no próximo dia 01 de junho, no Teatro da Escola Maestro João Leite, instituição de ensino que abrigará a iniciativa. Já em Breu Branco, a abertura será no dia 02 de junho e a biblioteca ficará situada na Casa de Leitura Cora Coralina, que também será inaugurada nesta ocasião, na Praça da Bíblia, local central da cidade. Cada unidade receberá uma biblioteca completa com mais de 500 livros, sendo 10% do acervo reservado para obras em braile e audiolivros.

Além da implantação dos espaços, o projeto oferecerá um treinamento e uma palestra para professores e agentes culturais locais sobre mediação de leitura e a importância do livro para o desenvolvimento humano.

A formação sobre mediação de leitura será realizada nos dias 29, 30 e 31 de maio, no Teatro da Escola Maestro João Leite, em Tucuruí. Já a palestra, intitulada “A Força da Literatura na Formação do Indivíduo”, vai acontecer no dia 01 de junho, na EMEIF Origem do Saber, em Breu Branco. Ambas as atividades serão ministradas pela coordenadora pedagógica do projeto, Marta Pinto Ferraz, profissional com larga experiência em coordenação de bibliotecas de escolas de São Paulo.

Após as aberturas e a formação presencial, o projeto fará a gestão das bibliotecas até janeiro de 2024, período no qual oferecerá acompanhamento pedagógico online e promoverá atividades como contação de histórias, palestras e sessões de filmes, entre outras atividades culturais, sociais e de incentivo à leitura nos espaços.

“Acreditamos que a leitura é um direito e condição necessária para que todo cidadão possa exercer seus direitos fundamentais, viver uma vida digna e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa”, afirma Fabiana Maugé, diretora da FGM Produções, idealizadora do projeto.

Sobre a Mundoteca

O projeto Mundoteca foi criado em 2019, quando foram implantadas três bibliotecas no sudoeste baiano, nas cidades de Poções, Planalto e Contendas do Sincorá, e cinco espaços de leitura em comunidades quilombolas da região. Após uma pausa durante o período da pandemia, a Mundoteca inaugurou espaços em Santa Catarina, nas cidades de Canoinhas, Três Barras e Itaiópolis, em 2022.

Em 2023, o projeto chegou às cidades de Sorriso e Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, e, recentemente, a Açailândia (MA). Após a abertura em Tucuruí (PA) e Breu Branco (PA), está programada a abertura de mais uma unidade na cidade de Cotia (SP).

As unidades da Mundoteca no Pará e Maranhão foram realizadas com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio das empresas Alupar e Taesa, apoio das Prefeituras Municipais de Açailândia (MA), Tucuruí (PA) e Breu Branco (PA), realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Para mais informações sobre a programação de atividades, acesse:

www.instagram.com/mundoteca.br e www.facebook.com/mundoteca .

SOBRE A FGM PRODUÇÕES

A FGM é uma produtora com mais de vinte anos de experiência em marketing cultural e atua no desenvolvimento de políticas corporativas de investimentos sociais e culturais, gerenciamento de patrocínios, elaboração e produção de projetos.

O foco da empresa é o desenvolvimento de projetos de democratização e ampliação do acesso à cultura. Fazer da cultura um instrumento de transformação social é o princípio que orienta nosso trabalho.

SOBRE A ALUPAR E TAESA

Alupar e Taesa, empresas do segmento de transmissão de energia elétrica, com atuação nos Estados do Maranhão e do Pará, proporcionando crescimento econômico e disponibilidade energética para diversas regiões.

Através da Lei de Incentivo à Cultura, apoiam projetos educacionais e culturais nas regiões próximas aos empreendimentos onde atuam, com o intuito de contribuir para a valorização da cidadania, inclusão e desenvolvimento social, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na busca de promover oportunidades de acesso à educação de qualidade e cultura para atuais e futuras gerações.

Agenda da programação

TUCURUÍ

Abertura Mundoteca

Inauguração: 01/06 às 15h

Endereço: Teatro da Escola Maestro João Leite

Rua B, S/Nº, Vila Pioneira, Cep 68458-730

BREU BRANCO

Abertura Mundoteca

Inauguração: 02/06 às 9h

Endereço: Casa de Leitura Cora Coralina

Praça da Bíblia, Breu Branco – PA

Formações

FORMAÇÃO “A IMPORTÂNCIA DO MEDIADOR DE LEITURA”

Carga horária: 24 horas – com certificado.

29 a 31/05, das 8h às 17h (almoço das 12h às 14h)

Endereço: Teatro da Escola Maestro João Leite

Rua B, S/Nº, Vila Pioneira, Tucuruí – PA

Link para inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/1JlOcgLgtRPc2sVml-S8rSoTkPQM2fZuFCNspNbrG4

m0/viewform?edit_requested=true#settings

PALESTRA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E AGENTES CULTURAIS

“A FORÇA DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO”

01/06, às 18h

EMEIF Origem do Saber

Av Getúlio Vargas, s/nº, Centro, Breu Branco

Link para inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/1nvWZzaR1K5gVyMfTSVKfnY18ppzdEjG4yj_A39DAWQw/viewform?edit_requested=true

Contato:

Chimeni Maia

11-99305-4206

[email protected]

(Floresta News)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend