Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 28 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

‘Enem Pará Digital’ vai realizar simulados preparatórios toda quarta-feira

Por Agência Pará
Publicado em 09 de setembro de 2021 às 22:40H

Compartilhe:

Com o intuito de aprimorar o aprendizado e garantir a competitividade dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a plataforma “Enem Pará Digital”, desenvolvida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está preparando uma série de simulados especiais aos inscritos na ferramenta de estudos. 

Toda quarta-feira, serão disponibilizados testes preparatórios com 180 questões específicas para o Enem, contemplando as quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. A iniciativa visa reforçar os conteúdos de aprendizagem já ensinados e seguirá até às vésperas da aplicação do exame.

Segundo o coordenador de ações do Pré-Enem Digital, Diego Maia, a expectativa é que os simulados ocorram pelo menos uma vez a cada semana, na medida em que se aproxime o exame. “Essa estratégia é necessária para avaliar o rendimento do estudante, com relação aos conteúdos que ele assiste na plataforma. A partir desses simulados, a gente consegue identificar as fragilidades desse aluno, mas não só isso, também será possível indicar o ponto forte desse candidato”, frisou.

Vale lembrar que a Sectet, uma das criadoras do projeto educacional, em parceria com Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), introduziram em todo o sistema a Inteligência Artificial (IA). A partir desse mecanismo, os robôs da plataforma direcionam conteúdos que vão abordar exatamente as fragilidades dos estudantes.

Diego Maia afirmou, ainda, que “a partir desses métodos, será possível dar um retorno mais efetivo aos alunos e fazer com que eles já eliminem conteúdos de boa performance e criem um funil de estudos mais focado em habilidades e objetos de conhecimento de maior dificuldades dos estudantes. Os resultados e as amostragens gerais desses simulados também vão servir como um objeto norteador dos nossos aulões aos sábados, previstos para começar muito em breve. Neste sentido, os professores do Enem Pará Digital vão trabalhar exatamente em cima das fragilidades percebidas nesses simulados”, complementa o dirigente. 

Enem Pará Digital

No último dia 02 de agosto, o Governo do Pará, por meio da Seduc, entregou o Polo Metropolitano Pré-Enem, na capital paraense. Além das aulas de maneira presencial, o espaço de aprendizagem também oferta a modalidade remota, através da plataforma Enem Pará Digital que, até o momento, já possui mais de 4,5 mil candidatos inscritos. 

A ferramenta disponibiliza, de forma on-line, conteúdos preparatórios para o Enem e atende alunos de todas as regiões do estado, que estejam frequentando ou tenham concluído os seus estudos nas redes municipal, federal e particular de ensino. A plataforma assegura mais de 1,2 mil conteúdos preparatórios ao exame, que podem ser acessados a qualquer hora e por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet.

De acordo com o balanço mais recente, entre os dias 16 e 31 de agosto, 5.865 estudantes foram atendidos pelo Enem Pará Digital. Desse total, pouco mais de 4 mil inscritos tiveram acesso aos materiais didáticos da plataforma e mais de 1,8 mil pessoas assistiram os aulões transmitidos ao vivo pelo canal da Seduc no YouTube.

Serviço

A plataforma “Enem Pará Digital” segue com vagas abertas e os interessados podem se inscrever pelo seguinte endereço eletrônico: www.seduc.pa.gov.br.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend