Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 09 de March de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Enem teve abstenção recorde de 55,3% no segundo dia de prova

Por R7
Publicado em 24 de janeiro de 2021 às 23:57H

Compartilhe:

O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Alexandre Lopes, apresentou um balanço do segundo dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado neste domingo (24) em uma coletiva de imprensa em Brasília.

“Tudo correu com tranquilidade, sem complicações”, afirmou Lopes. No entando, a abstenção neste segundo domingo foi de 55,3% — 2,4 milhões de estudantes realizaram a prova neste domingo, segundo o Inep. Um recorde na história do exame e superando o primeiro dia. 

Para esta edição do Enem,  5,7 milhões de estudantes se inscreveram, mas apenas 2,8 milhões participaram do primeiro dia de prova, no domingo passado (17). O exame, realizado em meio a pandemia de coronavírus, teve índice de abstenção de 51,5%. O recorde até então havia sido em 2009, quando 37,7% dos inscritos não realizaram as provas.

Esse número exclui os candidatos do Amazonas e de duas cidades de Rondônia (Espigão d’Oeste e Rolim de Moura), que tiveram as provas adiadas devido à pandemia.

Com relação ao número de abstenção, o presidente do Inep afirmou “que cabe ao Inep dar a oportunidade a todos fazerem o Enem, o número foi maior que o esperado, mas prefiro olhar o copo meio cheio, 2,4 milhões fizeram a prova e isso é uma vitória.”

Ainda, de acordo com o presidente do Inep, mais de 13 mil estudantes já tiveram pedido aceito para fazer a reaplicação da prova devido a doença infectocontagiosa. Os demais estudantes devem acessar o sistema amanhã para fazer o pedido de reaplicação.

Alexandre Lopes destaca que na dúvida o estudante deve pedir a reaplicação do exame e o Inep vai decidir se vai deferir ou não.

Estudantes que não puderam fazer a prova devido a superlotação de salas, o que segundo dados preliminares do Inep ocorreu em 37 escolas, os estudantes podem refazer a reaplicação do exame nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Delegado da Polícia Federal, Cléo Mazzotti, afirmou que o exame transcorreu da “melhor forma possível do ponto de vista da segurança.”

Calendário

Os estudantes que optaram pelo Enem Digital deverão fazer as provas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. De acordo com o Inep, 96 mil candidatos inscritos deverão ir até o local de prova para responder as questões em um computador. A redação deverá ser entregue em papel.

Para os candidatos que tiveram algum problema de logística ou aquelas que tiveram covid-19 ou outra doença infectocontagiosa, as provas serão reaplicadas no dias 23 e 24 de fevereiro. Neste período, os estudantes do Amazonas também realizarão o exame, que foi adiado devido ao estado de calamidade pública decretado no estado.

O resultado das notas do Enem será divulgado no dia 29 de março.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend