Por G1
Publicado em 06 de fevereiro de 2017 às 11:53H
O ministério da Educação (MEC) divulgou, na manhã desta segunda-feira (6), o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). No entanto, o link que direcionaria o usuário à lista da 1ª chamada (http://siteprouni.mec.gov.br/) não estava o levando à página correta, e sim a uma imagem com explicações sobre o funcionamento do programa.
Uma hora depois, por volta das 10h20, o botão de “resultados disponíveis” foi retirado do ar e trocado por “aguarde o resultado”.
Os candidatos protestam nas redes sociais sobre a impossibilidade de visualizar a lista. O MEC afirma que está em contato com o setor responsável para identificar possíveis problemas na plataforma. Diz ainda que “conforme o edital, não há horário específico para publicação do resultado, que ocorrerá no decorrer do dia”.
Esse não é o primeiro problema técnico enfrentado pelos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Houve instabilidade na divulgação de resultados da prova, falhas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), incluindo a acusação de que teria sido hackeado, e adiamento do Prouni e do Fies.
Os candidatos aprovados no Prouni devem comprovar as informações para garantir a bolsa entre esta segunda e o dia 13 de fevereiro.
A segunda chamada será divulgada no dia 20 de fevereiro. Em seguida, o programa abrirá o prazo para a adesão à lista de espera, entre 7 e 8 de março.
Programa Universidade para Todos (Prouni)
O prazo de inscrições terminou às 23h59 de sexta (3). Até as 14h, o Prouni tinha recebido 2.666.825 inscrições de 1.380.026 candidatos, já que o sistema registra até duas inscrições por pessoa, segundo balanço do MEC.
O Prouni distribui bolsas de estudo totais e parciais na rede particular de ensino superior de acordo com o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e leva em conta a situação socioeconômica da família do candidato.
No total, no primeiro semestre de 2017, o sistema oferece 214.110 bolsas de estudo (total e parcial) na rede particular de ensino superior. Além do Prouni, o aluno tem a opção de aderir, até 10 de fevereiro, à lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas. Também pode solicitar um contrato de financiamento estudantil pelo Fies, para garantir o acesso ao ensino superior. Veja o calendário:
Financiamento Estudantil (Fies)
Send this to a friend