Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 21 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Pais e educadores temem volta à aula presencial, mas revelam preocupação com indefinição da pandemia

Por G1
Publicado em 03 de agosto de 2020 às 05:11H

Compartilhe:
Volta às aulas presenciais em Manaus: escolas adaptaram as salas de aula, com distanciamento entre as mesas, e divisórias de acrílico para evitar contato entre as crianças. — Foto: Arquivo Pessoal

A decisão de gestores não é simples. Estados e municípios preparam seus cronogramas e protocolos sanitários que estão sendo alterados dia a dia conforme a dinâmica da pandemia em cada região do país. Há muitas críticas sobre a gestão no âmbito federal da pandemia do novo coronavírus.

No vai e vem do noticiário, famílias e estudantes vivenciam ansiedade. Pesquisa do Datafolha de 21 de julho, a pedido da Fundação Lemman, aponta que:

  • 64% dos pais ou responsáveis afirmam que os filhos estão ansiosos
  • 45% que estão mais irritados e 37% que estão tristes nesse período
  • Quase 90% diz ter medo de ser contaminado pelo coronavírus na volta às aulas

Os professores também temem a contaminação, segundo uma pesquisa da UFMG e Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE):

  • 69% declaram ter medo e insegurança por não saber como será o retorno à normalidade
  • 50% afirmam ter medo em relação ao futuro

“O retorno presencial das escolas é a questão mais polêmica e grave que estamos enfrentando na pandemia”, avalia Alexandre Coimbra Amaral, psicólogo e terapeuta familiar. “Ele não pode ocultar o grande esforço da pandemia, que é preservar vidas.”

“Particularmente sou contra a reabertura de escolas porque ela tem finalidade eminentemente de oferecer para o mercado um lugar para deixar as crianças, enquanto os pais são obrigados a voltar para escritórios”, analisa Amaral.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend