Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 27 de May de 2024
Sistema Floresta

Participantes do Enem poderão usar documentos digitais para se identificar

Por Floresta News
Publicado em 15 de maio de 2024 às 00:29H

Compartilhe:

Além da versão digital da nova Carteira de Identidade Nacional, será possível utilizar o e-Título, CNH ou antigo RG

A versão digital da Carteira de Identidade Nacional (CIN) será um dos documentos de identificação aceitos no dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A novidade foi divulgada na segunda-feira (13/5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além da nova carteira, também serão aceitos os seguintes documentos digitais , desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais: e-Título, CNH ou antigo RG.

A nova carteira de identidade aumenta a segurança da identificação dos brasileiros e contribui para a diminuição das fraudes, o que reflete também na segurança do exame. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), até o momento, já foram emitidas mais de 7 milhões de unidades da CIN em 23 estados e no Distrito Federal. 

Para inserir a CIN Digital na sua carteira de documentos no aplicativo GOV.BR, o processo é similar ao que já ocorre com a CNH. Após o login, vai aparecer o ícone Carteira de documentos na tela inicial, bastando clicar no botão’+, escolher Carteira de Identidade e ir em Adicionar Documento para ter a sua CIN Digital adicionada. Mais informações sobre a CIN estão disponíveis no gov.br/identidade.

Os documentos digitais do e-Título, CNH ou o antigo RG continuarão sendo aceitos, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela. Com a possibilidade de apresentação dos documentos digitais para comprovação da identificação, o Boletim de Ocorrência (B.O.) em caso de perda de documentos físicos não será mais aceito.

O período de inscrições para o Enem 2024 será de 27 de maio a 7 de junho. A taxa de inscrição continua no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto, emitido na Página do Participante; Pix; cartão de crédito ou débito. As provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro.

Enem

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Com as informações do Governo Federal.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend