Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 16 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Projeto estabelece limite de alunos por sala de aula na rede pública

Por ORM
Publicado em 14 de maio de 2020 às 04:23H

Compartilhe:

Projeto de Lei aprovado, nesta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, estabelece limite de alunos por sala de aula, na rede pública de ensino, no estado do Pará. A matéria já tinha passado pelas Comissões de Justiça, Fianças e Cultura, recebendo parecer favorável nas três. Para virar lei, precisa ser sancionada pelo governador Helder Barbalho.

Pela matéria, na educação infantil, nas turmas para crianças até três anos de idade, o limite será de 15 alunos. Para turmas de educação infantil, de crianças de quatro a cinco anos de idade, o máximo permitido será de 25 alunos. Ao ensino fundamental, até o 2° ano, foi estabelecido, no projeto, limite de 25 alunos, enquanto para o ensino fundamental nas demais séries o quantitativo será de até 35 estudante. Já para o ensino médio, incluindo educação profissional técnica e de educação de jovens e adultos, o limite estabelecido foi de 37 alunos. 

De autoria do deputado estadual Dirceu Ten Caten (PT), o agente ou servidor público que descumprir a lei será responsabilizado administrativa e criminalmente, nos termos da legislação estadual e nacional. 

Em sua justificativa, o autor da matéria afirma que ela está amparada no artigo 206, inciso VII, da Constituição Federal, que estabelece como princípio constitucional da educação nacional a garantia de padrão de qualidade.

“Trata-se de conclusão lógica de que a qualidade do ensino aprendizado está intimamente relacionada ao número de alunos em sala de aula. Evidentemente que a limitação de alunos por sala permite que os professores possam elaborar melhor suas atividades, assegurando uma relação mais próxima entre estes e os estudantes”, justificou Dirceu.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend