Momentos de Louvor
Assembléia de Deus
06:00H
07:00H
Ao Vivo
Momentos de Louvor
Tucuruí, 22 de May de 2025
Sistema Floresta

Seduc define prazos para envio dos Planos de Aplicação para o Prodep 2025

Por Floresta News
Publicado em 27 de março de 2025 às 06:30H

Compartilhe:

A instrução orienta o envio e aprovação dos planos de aplicação financeira, assegurando o uso adequado dos recursos para a educação estadual em 2025

Para garantir a continuidade da política pública prioritária, o Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), direcionado à melhoria das condições de ensino nas escolas estaduais e a otimização do processo de aprendizagem, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) publicou Instrução Normativa que estabelece os prazos para preenchimento, envio e aprovação do(s) Plano(s) de Aplicação Financeira, visando o recebimento do Recurso referente ao exercício 2025.

Conforme o documento, os Conselhos Escolares devem preencher e enviar os Planos de Aplicação Financeira por meio do Sistema de Gestão Descentralizada (SGED), de 1º a 30 de abril. Vale lembrar que o envio dos planos fora do prazo determinado, poderá impactar na concessão dos recursos, prejudicando a execução de projetos nas escolas. Já àqueles que tiverem seus planos aprovados até 16 de maio de 2025, terão prioridade no repasse de recursos para o primeiro semestre do ano, sempre observando a disponibilidade orçamentária e financeira.

Além disso, a normativa impõe que os Conselhos Escolares que precisarem ajustar seus Planos de Aplicação Financeira, após receberem orientações, terão até cinco dias úteis para realizar as modificações e reenviar a documentação. O descumprimento dos prazos poderá resultar na não liberação dos recursos, além de outras sanções administrativas.

“O preenchimento do referido documento é de suma importância para o recebimento do recurso do Programa Dinheiro na Escola Paraense. Nele os conselhos escolares apontam as iniciativas que pretendem executar, concedendo plena autonomia para o desenvolvimento de ações nas Escolas. Dessa forma, o Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Educação, garante autonomia na utilização dos recursos de modo que as escolas executem demandas prioritárias e simples do cotidiano, o que acarreta melhoria de suas condições e consequentemente do processo de aprendizagem”, destaca coordenadora do Prodep, Luciana Oliveira Silva, diretora de Suporte Administrativo da Seduc. 

O programa tem se mostrado um instrumento essencial para garantir melhores condições para estudantes e professores, impacta positivamente no cotidiano escolar. A Instrução Normativa destaca, ainda, que o repasse dos recursos pode ser feito de forma parcelada, conforme a disponibilidade financeira do Estado.

A medida também visa otimizar o uso dos recursos não aplicados nos exercícios anteriores, que serão descontados do valor devido em 2025, garantindo a responsabilidade fiscal e a continuidade dos investimentos em melhorias para as escolas estaduais.

Com a publicação da Instrução Normativa, o Governo do Pará reafirma seu compromisso com a educação pública de qualidade, estabelecendo um conjunto de medidas que visam assegurar a utilização eficiente dos recursos públicos destinados ao Programa Dinheiro na Escola Paraense.

“Os recursos do Prodep ajudaram a melhorar o meu trabalho em sala de aula, porque pude adquirir diversos recursos pedagógicos, tornando as aulas mais dinâmicas e os estudantes demonstraram maior interesse e participação. A abundância desses recursos para uso diário também permitiu que eu explorasse diferentes abordagens para o ensino dos conceitos da Língua Portuguesa”, disse Márcia Rodrigues Chaves da Cruz, professora de Língua Portuguesa, na Escola Brasil Novo. 

(SEDUC)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Momentos de Louvor
Assembléia de Deus
06:00H
07:00H
Send this to a friend