Por Floresta News
Publicado em 19 de janeiro de 2025 às 16:36H
Além de garantir a entrada do árbitro de vídeo em campo, junto com a Federação Paraense, a Funtelpa vai ampliar sua cobertura com o apoio da TV Brasil e suas afiliadas
O VAR (Video Assistant Referee), o árbitro de vídeo, fez sua estreia no Campeonato Paraense de Futebol, o Parazão Banpará 2025, no sábado (18), no Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença, o Novo Mangueirão, em Belém. A utilização desse recurso é fruto da parceria firmada entre a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) e a Federação Paraense de Futebol (PFP).
A tecnologia é utilizada por apenas cinco federações no Brasil, e estará presente em todas as rodadas da competição. Na primeira fase, de classificação, o recurso de verificação de lances será utilizado apenas nos jogos transmitidos pela televisão – dois em cada rodada. Já nas quartas de final, semifinal e final, o VAR estará à disposição da arbitragem em todos os jogos.
“O uso do VAR foi um sucesso, tanto para validar os gols, inclusive com um dos gols do Remo em que o árbitro foi ao monitor avaliar um possível impedimento que não houve, como também para a transmissão, que acompanhou todos os lances de perto. Sem dúvidas, foi um enorme ganho para o campeonato, trazendo mais emoção para os jogos”, destacou o diretor de TV na Funtelpa, Marcelo Mendes.
Na iniciativa, a Funtelpa é correalizadora junto com a FPF. “A parceria com a Funtelpa é fundamental. Como a Funtelpa já transmite os jogos, onde tem essa transmissão você também já tem em paralelo todos os equipamentos e o sistema necessários para fazer a efetivação do VAR”, explicou o presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul
(Agência Pará)