Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 16 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Boatos sobre coronavírus tomam redes sociais; veja como saber se notícia é verdadeira

Por EBC
Publicado em 18 de fevereiro de 2020 às 11:41H

Compartilhe:

O aumento do número de notícias falsas sobre o coronavírus que circulam nas redes sociais e em grupos de WhatsApp tem chamado a atenção do Ministério da Saúde.

As fakenews são as mais variadas: desde fórmulas mágicas para prevenir a doença, e até mesmo casos confirmados de coronavírus, o que ainda não ocorreu no país.

Chá de abacate com hortelã, vitamina C, uísque com mel, por exemplo. Mas nenhuma dessas receitas previne o coronavírus.

A desinformação vem crescendo em ritmo alarmante, e as teorias de conspiração se espalham pelas redes. Preocupado com o aumento dessas mensagens, o Ministério da Saúde alerta que é preciso checar a informação antes de compartilhar.

O secretário do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, afirma que as mentiras causam desinformação e até mesmo pânico. A orientação é que a população se informe consultando os canais oficiais do governo.

“O Ministério tem dois canais importantes. Www.saude.gov.br/fakenews , esse é o site onde temos as informações. Além disso, como o WhatsApp é um dos mensageiros mais utilizados pelos brasileiros, nós temos o telefone (61) 99289-4640. Esse é o WhatsApp Saúde sem Fake News”.

O Ministério da saúde tem um número de WhatsApp exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdadeiras.

Qualquer cidadão pode enviar mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação é confiável antes de compartilhar. O número é (61) 99289-4640.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend