Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 23 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Isolamento social no Pará apresenta leve melhora, mas ainda está longe do recomendável

Por ORM
Publicado em 17 de abril de 2020 às 16:42H

Compartilhe:

O Pará apresentou uma pequena melhora no índice de isolamento social, recomendado pelos órgãos de saúde pública para combater o avanço da pandemia do novo coronavírus. A taxa subiu para 49,70%, na última quinta-feira, 16, registrando 3% a mais de isolamento em relação a quarta-feira, 15, quando os índices registrados no Estado foram de 46, 38%. Os dados são da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), que monitora a taxa de isolamento social todos os dias.

Hoje, o Pará ocupa a 15º posição de isolamento social do país. O índice recomendado pelos órgãos de saúde é de 70%. “Estes dados estão um pouco melhores comparados aos registrados na quarta feira. Na quinta-feira, já subimos 3% na taxa de isolamento, porém essa média ainda não nos coloca em uma boa posição em nível nacional. Continuamos na 15º posição comparado com as demais cidades da federação, sendo que o recomendado é 70% e agora estamos próximo de 50%”, alertou o titular da Segup, Ualame Machado.

Segundo o secretário, a expectativa é que, com a chegada do feriado prolongado, que vai de sábado até terça-feira, 21, haja melhora no índice, “tendo em vista que a população deva permanecer em casa, pois não terá que se deslocar ao trabalho e ainda pelas restrições de viagens interestaduais e intermunicipais. Esperamos melhorar esses índices e colocar o Pará na mesma posição do feriado anterior que chegou a ficar em 7º lugar. Mas, para isso, contamos com a colaboração e compreensão da população”, pediu o titular da pasta.

A Secretaria de Segurança Publica estará atuando, neste próximo final de semana, no período de 17 a 22 de abril, em razão do feriado prolongado de Tiradentes nas barreiras de acesso a entrada e saída de veículos, fiscalizando e impedindo o tráfego de carros com fins recreativos. A ação ocorre em cumprimento ao decreto do Pará, conforme foi feito no feriado da Semana Santa.

“Nesse feriado de Tiradentes, nós também estaremos limitando a saída e entrada da cidade, liberando apenas a circulação na Região Metropolitana até Benevides, porém qualquer outro tipo de deslocamento, exceto transporte de carga, insumos ou necessidade profissional e de saúde, estarão proibidos de se deslocar nesse período. O objetivo é para que as pessoas possam ficar em casa com suas famílias, se protejam da exposição em praias e balneários, afim de evitar a proliferação do coronavírus”, destacou.

Municípios

De acordo com o levantamento, ao analisar as cidades paraenses, os três melhores índices de isolamento, ou seja, onde as pessoas passaram mais tempo em casa respeitando a quarentena, estão nos municípios de Tracuateua (74,8%), Inhangapi (71,8%) e São João do Araguaia (65,1%). Os piores índices são em Rio Maria (39,6%), Redenção (39%) e Água Azul do Norte (38,1%).

Descentralização

Os municípios de Marabá, Santarém e Breves irão abrigar Hospitais de Campanha para receber pacientes contaminados pela Covid-19. Nessas cidades, a taxa de isolamento esteve em 44,8%, 43,5% e 46,4%, respectivamente.

Belém e Ananindeua

Em Belém, incluindo os distritos, os bairros onde as pessoas mais estiveram dentro de casa na quinta-feira (16) foram: Guanabara (70%), Val de Cães (68,5%) e Cabanagem (66%). Já os bairros onde as pessoas desobedeceram à recomendação, registrando um baixo índice de isolamento, foram: Campina (30,4%), Tenoné (30,8%) e Águas Negas (32,5%).

Em Ananindeua, os melhores índices foram registrados nos bairros Jaderlândia (72,7%), Centro (66,1%) e Águas Lindas(66,1%). Os piores índices foram observados no Aurá (41,6%), Geraldo Palmeira (45,6%) e Icuí-Laranjeira (46,9%).

Índices de isolamento por bairro em Belém na quinta-feira:

Melhores

Guanabara 73%
Val-de-Cães 68,5%
Cabanagem 66%

Piores

Campina 30,4%
Tenoné 30,8%
Águas Negras 32,5%

Índices de isolamento por bairro em Ananindeua na quinta-feira:

Melhores

Jaderlândia 70,6%
Atalaia 66,7%
Julia Seffer 66,6%

Piores

Aurá 41,6%
Geraldo Palmeira 45,6%
Icuí-Laranjeira 46,9%

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend