Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 24 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Veja opções de cursos gratuitos pela internet

Por Dol
Publicado em 05 de maio de 2020 às 09:50H

Compartilhe:
Investir em qualificação ficou ainda mais importante neste momento de incertezas em relação ao mercado de trabalho. E há várias opções de cursos gratuitos na internet. Confira alguns deles! | Freepik

A capacitação profissional é uma ferramenta indispensável para quem almeja uma posição de destaque ou que necessita de uma recolocação no mercado de trabalho. Com um cenário de crise provocado pela pandemia do novo coronavírus, para não fechar as portas, muitas empresas adotaram medidas como a demissão. Outras suspenderam contratos temporariamente ou reduziram salários e jornadas de trabalho. Os desafios são muitos e adquirir conhecimento tornou-se fundamental.

Instituições de ensino, órgãos, empresas e entidades têm ofertado inúmeros conteúdos de forma gratuita, em suas plataformas digitais. É uma corrente solidária que visa amenizar os prejuízos causados pela pandemia e, ao mesmo tempo, possibilita que as pessoas se capacitem sem custo e sem precisar sair de suas casas. Basta ter um computador ou smartphone conectado à internet. Há opções que não são gratuitas, mas que valem o investimento.

O isolamento social fez com que muitas empresas adotassem a modalidade de home office, na qual funcionários passam a prestar os serviços de casa e, com isso, as empresas também têm a possibilidade de reduzirem seus custos. Para a docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD/Stricto sensu) da Universidade da Amazônia, Regina Cleide Teixeira, isso demonstra uma mudança no processo de trabalho, inicialmente prevista para ocorrer num futuro próximo. E no pós-pandemia, a tendência é de que muitas organizações passem a adotar essa modalidade em sua gestão.

Esse cenário que estamos passando acelerou ações organizacionais que seriam tomadas pelas empresas nos próximos cinco a dez anos. Áreas de atendimento, gestão, consultorias, assessorias jurídicas e vários setores podem adotar o home office. É preciso estar atento a isso para se adaptar e se manter empregado”, pontuou a docente.

CURRÍCULO

Um dos pontos primordiais, na visão de Regina Teixeira, é investir em conhecimento de tecnologia da informação, para que as pessoas dominem ao menos o básico dos processos digitais, como saber utilizar uma plataforma digital e programas como o excel, word, entre outros. “Com essa modalidade, a empresa otimiza os processos, já que estão passando por um momento delicado com relação à projeção de lucros. Devido ao isolamento, o volume de vendas está baixo e as empresas vão precisar de medidas para manter a saúde financeira e o home office é uma saída”.

Para quem busca recolocação, não é momento para desespero. Regina explica que o profissional deve ter foco para saber qual caminho irá trilhar daqui para frente. O primeiro passo é analisar o currículo, saber em qual área deseja atuar e, em seguida, deve melhorar o currículo com capacitações direcionadas àquela área. O ideal é ajustar a rotina e separar um tempo para começar a buscar na internet por cursos e capacitações voltadas para a vaga desejada.

“Se optar pelo empreendedorismo, a pessoa precisa primeiramente buscar uma consultoria para saber se há pessoas que buscam pelo serviço, se existe essa demanda no mercado. E depois precisa consolidar seus conhecimentos para solidificar esse empreendimento”.

Diário do Pará
Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend