Por Floresta News
Publicado em 30 de abril de 2025 às 07:08H
O recadastramento é obrigatório e os veterinários que não efetuarem a atualização dos dados poderão ter seus cadastros suspensos
Encerra nesta quarta-feira, 30, o prazo para a atualização cadastral de médicos veterinários cadastrados e habilitados no Programa de Controle e Erradicação da Brucelose (PCEBT), executado em todo o território paraense pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ). A campanha de recadastramento anual dos profissionais iniciou em março e não deverá ser prorrogada.
O recadastramento é obrigatório e os veterinários que não efetuarem a atualização dos dados poderão ter seus cadastros suspensos.
Segundo o fiscal estadual agropecuário George Santos, da Gerência de Sanidade dos Ruminantes, ao qual o programa está ligado, até o momento 171 profissionais já atenderam ao chamado e regularizaram o cadastro na Agência. “Nós vamos notificar os faltosos oficialmente e aguardar por um período de 30 dias para que eles se manifestem e regularizem a situação junto ao programa. Após isso, os que não fizerem a atualização dos dados, serão cancelados individualmente”, informou.
Hoje, a Agência de Defesa possui 286 médicos veterinários cadastrados e 212 habilitados no Programa. Ao final do recadastramento, será feita uma lista de veterinários cadastrados e habilitados atualizada para publicação no site da ADEPARÁ, sendo somente esses veterinários que poderão atuar no programa em todo o estado.
A vacinação de fêmeas bovinas e búfalas contra a brucelose é responsabilidade dos médicos veterinários cadastrados no programa, por isso a necessidade de atualizar o cadastro dos profissionais. Já a realização de exames contra a brucelose e tuberculose animal é atividade de responsabilidade de médicos veterinários habilitados junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).