Por Floresta News
Publicado em 06 de outubro de 2025 às 03:09H

O levantamento anual do instituto, regionalizado pela Sedap, mostra que o Estado continua na liderança de culturas como o açaí, cacau, mandioca, dendê e bubalinos
O Pará continua liderando no cenário nacional das cadeias do açaí, cacau, dendê, mandioca e bubalinocultura de acordo com o mais recente calendário da Produção Agrícola Municipal (PAM) e da PPM (Pesquisa Pecuária Municipal) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), tomando como base a cadeia produtiva de 2024. Os dados foram divulgados em setembro deste ano. Regionalmente, foram sistematizados pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por meio do Núcleo de Planejamento e Estatísticas (Nuplan).
Os dados mostram que em 2024 o Pará produziu 1,61 milhão de toneladas de açaí com destaque para a região do Baixo Tocantins. Já em relação ao cacau, o IBGE mostra que o Estado lidera a produção com 137,46 mil toneladas, com destaque para a região do Xingu. Outra cultura que é líder absoluta na produção é o dendê. De acordo com a PAM, foram produzidas 3,13 milhões de toneladas, com destaque para a RI do Tocantins.
Essa mesma região é líder na produção de mandioca. De acordo com a Sedap/Nuplan, foram produzidas em todo o Pará 3,97 milhões de toneladas, com um valor de produção de R$ 4,64 bilhões.

Na pecuária, o rebanho bubalino paraense continua como líder no cenário nacional com uma produção de 775,1 mil cabeças com destaques ao município marajoara de Chaves.
As pesquisas do IBGE (PAM/PPM) são referência oficial sobre produção agropecuária, funcionando como o “balanço anual da safra e do rebanho”, segundo explicou o estatístico Ulisses Silva, responsável pelo levantamento. As pesquisas marcam o calendário do setor. “Quando divulgados, tornam-se base para políticas públicas, crédito rural, assistência técnica e planejamento da infraestrutura de escoamento”, observou.
(SEDAP)