Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 24 de June de 2024
Sistema Floresta

Fundação Cultural do Pará inscreve para curso de poéticas de danças para tela

Por Floresta News
Publicado em 24 de maio de 2024 às 11:58H

Compartilhe:

Curso será na modalidade online mas também presencial e as inscrições estão abertas até dia 10 de junho. O curso começará no dia 17 de junho.

Casa das Artes, em Belém, promove o laboratório em videodança “Poéticas de dança para tela”, na modalidade híbrida, com participação presencial para participantes da região metropolitana e também online, via o  Google Meet, para participantes de outras regiões do Pará. Com 25 vagas disponíveis para cada modalidade, a atividade será realizada de 17 a 22 de junho.

As inscrições estão abertas a partir desta sexta-feira (24) e até o dia 10 de junho, e podem ser feitas através de link, acesse aqui. 

Durante seis dias, os participantes terão a oportunidade de mergulhar no universo da videodança, explorando aspectos teóricos, estéticos e práticos dessa forma de expressão artística. Sob a orientação dos experientes instrutores Lilian Graça e Leonel Brum, os participantes serão guiados por uma rica metodologia que inclui aulas expositivas, experimentações práticas, debates e visualização de videodanças.

O conteúdo programático abrange desde aspectos históricos e estéticos da videodança até questões mais técnicas, como técnicas de gravação e edição. Além disso, o laboratório oferecerá uma introdução aos estudos da percepção na videodança, explorando conceitos como empatia estética, percepção, imersão e visualidade háptica.

Destinado a artistas, pesquisadore, professores e técnicos das áreas da dança, performance, cinema, vídeo, teatro, artes visuais, música e outras artes, o laboratório visa aprofundar o conhecimento e estimular a criatividade nesse campo em constante evolução.

A instrutora Liliane Graça explica que o objetivo do curso é proporcionar conhecimentos práticos e teóricos sobre videodança e as relações de convergência entre a dança e o audiovisual, permitindo que os participantes desenvolvam suas práticas artísticas e despertem interesse em aprofundar-se nesse campo.

“Nossa expectativa é transmitir acesso a ferramentas críticas e estéticas para a elaboração de obras que reflitam e proporcionem uma relação dialógica, que constitui o trabalho no encontro entre a dança e o audiovisual. Para isso, o laboratório oferece metodologias variadas, desde apresentações teóricas sobre a conceituação do campo da videodança, visualizações de obras e momentos de reflexão com conversas em grupo, até experimentações práticas e a construção de um processo de criação, culminando na elaboração e apresentação de uma obra”, detalha Liliane Graça.

Já o instrutor Leonel Brum explicou que a parte da manhã é voltada para as questões teóricas. “Claro que a gente também vai fazer algumas experimentações”, explica ele, enfatizando a abordagem híbrida do laboratório, que inclui uma parte virtual. Durante as sessões teóricas, os participantes podem acompanhar online e realizar exercícios práticos fora do horário das aulas, como na parte da tarde ou à noite. Presencialmente, as atividades práticas são mais intensivas, mas os participantes online não ficarão desassistidos, pois também receberão exercícios para desenvolver em outros horários. 

É imprescindível que os participantes tragam seu próprio equipamento de filmagem, seja celular, câmera ou outro dispositivo, para melhor aproveitamento das atividades práticas. 

Serviço:

Evento: Laboratório “Poéticas de dança para tela”

Local: Casa das Artes, no bairro de Nazaré, em Belém.

Período de Inscrição: 24 de maio a 10 de junho

Período de Realização: 17 a 22 de junho

Inscrição pode ser feita, aqui

(Agência Pará)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend