Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 25 de March de 2025
Sistema Floresta

Gestão autoriza concursos para mais 520 vagas em quatro ministérios

Por Floresta News
Publicado em 28 de setembro de 2023 às 08:46H

Compartilhe:

Os ministérios, entre eles o MGI, têm até seis meses para publicação do edital

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, autorizou a realização de concurso público para o preenchimento de 520 vagas distribuídas entre quatro ministérios. A Portaria MGI nº 5.759 foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28 /9 ).

Os cargos serão distribuídos entre os seguintes ministérios: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (370 vagas); Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (60 vagas); Ministério do Planejamento e Orçamento (60 vagas) e Ministério dos Povos Indígenas (30 vagas).

A partir de hoje, as Pastas têm até seis meses para publicarem seus editais. A realização das provas deve ocorrer no mínimo após dois meses contados da publicação dos editais.

Confira a relação dos cargos contemplados com a realização dos concursos:

Órgão    Cargo    Escolaridade    Vagas
     MGI    Analista Técnico-Administrativo    Nível Superior    190
          Arquiteto    Nível Superior    14
          Arquivista    Nível Superior    16
          Bibliotecário    Nível Superior    4
          Contador    Nível Superior    5
          Economista    Nível Superior    27
          Engenheiro    Nível Superior    68
          Estatístico    Nível Superior    12
          Médico    Nível Superior    20
          Psicólogo    Nível Superior    2
          Técnico em Comunicação Social    Nível Superior    10
          Técnico em Assuntos Educacionais    Nível Intermediário    2
     MDIC    Analista Técnico-Administrativo    Nível Superior    50
          Economista    Nível Superior    10
     MPO    Analista Técnico-Administrativo    Nível Superior    45
          Economista    Nível Superior    15
     MPI    Analista Técnico-Administrativo    Nível Superior    30
     Total    520

O provimento dos cargos dependerá de autorização do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e está condicionado à homologação do resultado final do concurso e declaração do ordenador de despesa responsável sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

A responsabilidade pela realização dos concursos públicos será dos órgãos autorizados, que deverão editar as respectivas normas do certame, mediante a publicação de edital, portarias ou outros atos administrativos necessários à realização do concurso público.

Novas autorizações

Na quarta-feira (27 /9 ), o Ministério da Gestão publicou duas portarias autorizando concursos públicos para 450 vagas para concursos públicos, sendo 400 para a Advocacia-Geral da União (AGU) e 50 para o Ministério da Cultura (MinC). Desde o início do ano, o Governo Federal já autorizou cerca de 9 mil vagas para novos concursos públicos, contemplando 19 ministérios, o Banco Central e oito agências reguladoras, além da AGU.

Por: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend