Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 17 de March de 2025
Sistema Floresta

Mais de 170 policiais militares participam de capacitação para atuar no trânsito de Belém

Por Floresta News
Publicado em 14 de fevereiro de 2025 às 01:52H

Compartilhe:

O treinamento finalizará na quinta-feira (13) e a atuação dos policiais fortalecerá a integração das estratégias de segurança pública nas esferas federais, estaduais e municipais

Além do policiamento preventivo e ostensivo realizado pela Polícia Militar do Pará (PMPA), a atuação da corporação é ampliada à fiscalização e ao ordenamento do trânsito de Belém, por meio de convênio entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal da capital, firmado em janeiro deste ano. Mais de 170 militares, que vão fortalecer a atuação no trânsito da cidade, estão na etapa final da atualização da ‘Capacitação em Atualização de Agente de Trânsito’, que encerrou na quinta-feira (13). 

“Em um primeiro momento a atuação dos militares vai ter um caráter mais educativo e de orientação, inclusive, uma das disciplinas da nossa atualização é o tópico de ‘Educação para o trânsito’, com o objetivo de trabalhar nas causas, não nos seus efeitos. Os militares atuarão na organização, controle e fiscalização do trânsito, e estão se preparando com disciplinas que abordam legislação aplicada, engenharia de tráfego, noção de identificação veicular e os aspectos administrativos e operacionais de condutas, entre outras”, explica o capitão José Nascimento, coordenador administrativo e executivo da capacitação. 

Os policiais militares que atuarão no trânsito, após capacitados, serão nomeados agentes de autoridades de trânsito, com competência para lavrar Auto de Infração de Trânsito, ocorrendo infração de trânsito no âmbito de sua circunscrição e competência. Todos os agentes usarão as Body-cams, que são câmeras que operam acopladas ao uniforme dos militares. 

A soldado Roberta Araújo é uma das militares que participam da capacitação e considera gratificante a nova oportunidade de atuação. “É muito gratificante ser esse novo braço da Prefeitura na atuação do trânsito da capital, a priori para educar, primeiramente, o condutor com advertências. Não conseguindo com advertência, o trabalho da Polícia Militar será de notificar o infrator. Estudamos sobre a ética, a moral, os valores, as normas e toda a legislação do trânsito, além de aulas práticas, para identificar um veículo que esteja furtado, uma alteração no chassi, no motor, e recuperar o bem do cidadão”, pontua. 

(Agência Pará)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend