Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 20 de March de 2025
Sistema Floresta

Mangueirão completa 47 anos de história e se consolida como palco de grandes eventos

Por Floresta News
Publicado em 05 de março de 2025 às 08:03H

Compartilhe:

Estádio Olímpico do Pará celebra aniversário com legado esportivo, modernização e eventos de grande porte

Nesta terça-feira, 4 de março, o Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, comemora 47 anos de história, emoção e paixão pelo esporte. Projetado pelo arquiteto paraense Alcyr Meira em 1969, o estádio foi inaugurado em 4 de março de 1978.

Inicialmente chamado de “Bandola” devido à sua arquibancada incompleta, o Mangueirão passou por diversas transformações até se tornar uma das principais arenas multiuso do Brasil. A mais recente reforma, realizada entre 2021 e 2023 pelo Governo do Pará, modernizou o estádio para os padrões da FIFA, consolidando-o como palco de grandes eventos esportivos e culturais nacionais e internacionais.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Cássio Andrade, celebrou a data. “Estou muito feliz por fazer parte deste aniversário do Mangueirão. São 47 anos de alegria para o torcedor paraense e para todos nós que temos uma das principais praças esportivas do país.”

1978 – História

O Mangueirão foi apresentado ao público paraense em 1978, na partida inaugural entre uma seleção local, formada por jogadores de Remo, Tuna Luso e Paysandu, e a seleção do Uruguai. O time paraense venceu por 4 a 0, e o primeiro gol da história do estádio foi marcado por Raimundo Mesquita, então jogador do Clube do Remo e hoje engenheiro agrônomo responsável pelo gramado da arena.

“Marcar o primeiro gol do Mangueirão foi um momento único. Naquela época, o estádio ainda era chamado de Alacid Nunes. Hoje, estar aqui, cuidando do gramado como agrônomo, é uma satisfação imensa. Jamais imaginei que faria parte dessa história de tantas formas.”

Reformas e modernizações

A primeira grande reforma do Mangueirão aconteceu em 2000, também sob o projeto de Alcyr Meira. O estádio ganhou uma pista olímpica, que o transformou em uma arena apta a receber competições nacionais e internacionais. Em 1º de maio de 2002, foi reinaugurado como Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença, em homenagem ao renomado locutor esportivo paraense.

Entre 2021 e 2023, o Mangueirão passou por uma transformação completa para atender às exigências modernas de segurança e acessibilidade. A reabertura oficial ocorreu em 9 de abril de 2023, com o clássico Re-Pa pelo Campeonato Paraense, diante de mais de 45 mil torcedores.

(Agência Pará)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend