Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 18 de March de 2025
Sistema Floresta

Políticas públicas do Governo do Pará fortalecem direitos de pessoas com autismo

Por Floresta News
Publicado em 18 de junho de 2024 às 01:33H

Compartilhe:

No Dia Mundial do Orgulho Autista, Estado promove ação de educação em saúde e fortalece conquistas em vários segmentos

Em alusão ao Dia Mundial do Orgulho Autista – 18 de Junho, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) conscientiza a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de informar e dar visibilidade ao assunto, e assim contribuir para a formação de uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva. Nesta terça-feira (18) haverá ação de educação em saúde sobre “Direitos dos Autistas” e “Seletividade Alimentar”, envolvendo usuários e seus acompanhantes, com a supervisão de profissionais.

Nos últimos anos, o Governo do Pará garante os benefícios oferecidos pela Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, por meio de iniciativas da Sespa, que criou em 2020 a Coordenação de Políticas para o Autismo (Cepa).

A Coordenação atua a partir de seis eixos principais, com ênfase nas pessoas com TEA: saúde; educação; assistência social; cultura, esporte e lazer, e trabalho e legislação. As ações já registram avanços e conquistas, que beneficiam pessoas diagnosticadas e familiares.

O principal objetivo da Sespa é fortalecer e ampliar a base de dados sobre o autismo no Estado, além de descentralizar o atendimento por meio dos Núcleos Especializados em Transtorno do Espectro Autista (Nateas) e do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), este em Belém, entregue em outubro de 2023 para proporcionar acolhimento e acompanhamento centrados em evidências científicas.

O Cetea é um norteador para o funcionamento dos Núcleos Especializados em Transtorno do Espectro Autista. O primeiro Natea, em atividade no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, desde janeiro de 2021, já fez mais de 90 mil atendimentos. O Núcleo conta, ainda, com a Casa Funcional e o Jardim Sensorial. 

Também foram implantados Núcleos, em 2022, nas policlínicas dos Caetés, em Capanema, e Lago de Tucuruí. Cada um registra uma média de 50 pacientes fixos, com cerca de 40 mil atendimentos (em cada Natea) no primeiro ano de atividade.

(Agência Brasil)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend