Por Floresta News
Publicado em 19 de março de 2025 às 22:42H
Ações abordam conscientização sobre direitos e riscos de práticas abusivas para consumidores
Para celebrar o mês em que se comemora o Dia do Consumidor, em 15 de março, a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Pará), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça (Seju), realizou, nos dias 17 e 18, em Belém, atividades de fiscalização e orientação para garantir o cumprimento dos direitos previstos na relações de consumo.
“É fundamental que os consumidores conheçam seus direitos e nossas ações no mês de março são uma forma de reforçar que essa informação chegue a todos, especialmente, diante de práticas abusivas que nem sempre são reconhecidas pelo público”, explica Gareza Moraes, diretora do Procon Pará.
Fiscais do Procon percorreram shoppings da capital para conscientizar tanto comerciantes quanto consumidores sobre a legislação do Código de Defesa do Consumidor. “Observamos que muitos fornecedores já estão familiarizados com o código e têm cumprido as normas estabelecidas, o que demonstra um grande avanço nesse processo”, avalia Edson Costa, agente fiscal.
Alessandra Tavares, gerente de uma loja para produtos pets que recebeu a fiscalização, elogiou a iniciativa. “Essa ação é importante tanto para nós, fornecedores, quanto para os consumidores, pois ajuda a evitar problemas desnecessários, além de garantir a qualidade dos produtos e fortalecer a relação de confiança”.
(Agência Pará)