Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 02 de March de 2024
Sistema Floresta

Promotoria Agrária de Marabá realiza visita técnica em comunidades do Lago de Tucuruí

Por Floresta News
Publicado em 29 de novembro de 2023 às 10:43H

Compartilhe:

A incursão foi para conhecer de perto a realidade da região e identificar as potencialidades produtivas

O Mosaico de Unidades de Conservação do Lago de Tucuruí recebeu nesta terça-feira (28), a visita da promotora da Vara Agrária de Marabá, Alexssandra Muniz Mardegan. A incursão, organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) contou com a presença de representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do segmento de turismo da região.

Na ocasião, os visitantes conheceram diversas comunidades, como João Canuto, Brasil Verde, Santa Rosa, Tauiry, a Escola Municipal Santo Antônio, a propriedade de piscicultura Vera Cruz, e o Projeto Quelônios e as quebradeiras de coco babaçu. O objetivo da visita foi para conhecer de perto a realidade do Lago de Tucuruí, identificar as potencialidades produtivas da região e buscar soluções para suavisar as situações de conflitos existentes.


A visita proporcionou uma importante troca de informações entre a Gerência da Região Administrativa do Mosaico Lago de Tucuruí (GRTUC), e os representantes da Vara Agrária, da CPT, do segmento de turismo e das comunidades locais. A interação foi uma forma de  compreender as particularidades da região e também de buscar alternativas que conciliem o desenvolvimento sustentável com a preservação do meio ambiente.

Nas comunidades, a equipe pode dialogar com os moradores e ouvir as demandas e preocupações dos moradores. Além disso, com a visitação foi possível identificar as potencialidades produtivas da região. “O Lago de Tucuruí possui uma rica biodiversidade e recursos naturais que podem ser explorados de forma sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. A piscicultura, por exemplo, é uma atividade com grande potencial de crescimento e geração de empregos, desde que seja realizada de forma responsável e em conformidade com as normas ambientais”, afirmou a titular da GRTUC, Keylah Borges.

Diálogo – Outro ponto importante abordado em meio a visita foi a suavisação dos conflitos existentes na região que, em decorrência da presença da Vara Agrária e da Comissão Pastoral da Terra, mostra o compromisso na busca por soluções para tratar os conflitos fundiários e ambientais que ocorrem na região.

“Por tudo isso, a visita técnica foi de extrema importância para o entendimento da realidade local e para a busca de soluções que promovam o desenvolvimento sustentável da região. A participação dos representantes da Vara Agrária, da CPT e do segmento de turismo evidencia o compromisso de diversas instâncias em trabalhar em conjunto para o bem-estar das comunidades e a preservação do meio ambiente”, concluiu a gerente.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend