A parceria entre Semas e Embrapa ocorre no âmbito do projeto Realiza Pará, com apoio do Banco KFW e da Fundação Amazonas Sustentável (FAS)
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) promoveu uma reunião estratégica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na sexta-feira (29), para consolidar as parcerias voltadas ao fortalecimento da bioeconomia no Pará. O encontro foi marcado por discussões técnicas e pela realização de uma visita de campo à Unidade de Produção Animal (UPA) Álvaro Adolpho, em Belém.
Durante a reunião, a Embrapa, representada pelo chefe adjunto de pesquisa da Embrapa Amazônia Oriental, Fábio Barbieri, apresentou suas principais frentes de atuação, com destaque para a criação do Espaço de Sociobioeconomia e da revitalização da UPA, que será transformada em um Centro de Referência Tecnológica. A proposta visa a intensificação sustentável com baixa emissão de carbono, integrando sistemas agroflorestais (SAFs) e cadeias produtivas da bioeconomia, como açaí, cacau, mandioca e feijão-caupi.
“As equipes da Embrapa e Semas trabalham juntas com o objetivo de mostrar ao mundo tecnologias, inovações e ações de promoção da bioeconomia amazônica”, enfatizou Ana Euler, diretora executiva de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologias da Embrapa.
A Semas destacou seu compromisso com o fortalecimento do Plano de Bioeconomia (PlanBio) e do Parque de Bioeconomia, buscando integrar inovação, ciência e tecnologia nas iniciativas apoiadas pela secretaria.
Um dos pontos de destaque da reunião foi a articulação de ações conjuntas para promover o turismo sustentável, uma visão estratégica do PlanBio e que representa um importante legado para o Estado após a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada este ano na capital paraense, Belém.
“A parceria com a Embrapa representa um avanço estratégico para consolidar a bioeconomia como vetor de desenvolvimento sustentável no Pará. Estamos unindo ciência, tecnologia e saberes tradicionais para impulsionar cadeias produtivas que geram renda, conservam a floresta e fortalecem nossa atuação enquanto Estado”, afirmou Camille Bemerguy, secretária adjunta de Bioeconomia da Semas.
Visita técnica: a agenda contou ainda com uma visita à fazenda de Unidade de Produção Animal Álvaro Adolpho, que teve como finalidade promover o conhecimento prático e aprofundado sobre as atividades, tecnologias e metodologias aplicadas na produção animal sustentável, alinhadas às melhores práticas agropecuárias e aos princípios da bioeconomia. A ação integra as atividades do projeto Realiza Pará e busca aproximar os participantes das inovações tecnológicas e dos processos produtivos que vêm sendo desenvolvidos e aprimorados na unidade.
O turismólogo e técnico da área de Bioeconomia da Semas, Marcel Assis, destacou os pontos do evento. “Foi um momento importante, porque pudemos discutir um pouco das ações que eles estão desenvolvendo, as quais podem convergir com as nossas ações de bioeconomia. Também tivemos a oportunidade de ver, na prática, como essas ações estão sendo implementadas. Com a nossa visita técnica, pudemos avaliar como essas iniciativas podem convergir para contribuir com o desenvolvimento sustentável e de baixo carbono, com foco na bioeconomia, especialmente na bioeconomia tecnológica”, destacou o técnico da Semas.
A parceria entre Semas e Embrapa ocorre no âmbito do projeto Realiza Pará, com apoio do Banco KFW e da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).
O crime aconteceu em 21 de novembro. Ludmila foi encontrada morta sobre a cama do casal. Fabiano Braga dos Santos, apontado como suspeito de assassinar a companheira, Ludmila de Sousa […]
Na noite de quarta-feira (3), no Maracanã lotado, o Flamengo superou o Ceará Sporting Club por 1 a 0 e com isso garantiu, com uma rodada de antecedência, o título […]
Crime ocorreu em maio de 2024 em estacionamento de empresa de transportes; quadrilha já havia sido desarticulada e demais integrantes foram presos ao longo do ano Policiais civis da Divisão […]
Ação policial prendeu 11 suspeitos e bloqueou mais de R$ 22 milhões de envolvidos nos crimes investigados A Polícia Civil do Pará, através da Delegacia de Repressão às Facções Criminosas […]