Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 16 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Mais de 776 mil veículos não pagaram IPVA em 2019 no Pará

Por Dol
Publicado em 02 de março de 2020 às 11:14H

Compartilhe:

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é obrigatório a proprietários de veículos terrestres, aéreos e aquáticos. No Pará, o tributo anual pode ser pago junto ou separado do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e do seguro por Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre (DPVAT).

De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), responsável pelo recolhimento do tributo, em 2019 a arrecadação potencial era de R$ 766 milhões mas o total arrecadado foi de R$ 626,4 milhões. Ou seja, 18,31% não foram arrecadados em tempo hábil, e ainda podem ser recolhidos por meio de parcelamento. A frota tributável de 2019 era de 1,9 milhão de veículos.

A quantidade de veículos que não recolheu o imposto foi de 776.489, um percentual de 39,95% em relação ao total. Deste total que não recolheram o imposto, 84% (655.392) são ciclomotores, motonetas e motocicletas.

PAGAMENTO

O pagamento do IPVA do exercício atual deve ser feito nas datas previstas no calendário, divulgado pela Secretaria da Fazenda, Sefa. Está disponível no link https://bit.ly/38EWx22. De acordo com Wellington Cardoso, coordenador do IPVA e fiscal de Receitas Estaduais da Sefa, o imposto é um dos mais modernos pois o pagamento é totalmenteinformatizado.

Segundo a Sefa, o contribuinte pode recolher o IPVA do exercício atual a qualquer momento, mas se perder o prazo previsto no calendário terá de pagar o imposto com acréscimo de juros mais multo. O órgão explica ainda que não envia nomes de contribuintes inadimplentes ao SPC. Mas a dívida que não foi quitada pode ser inscrita em dívida ativa e a partir daí há a possibilidade de cobrança por meio de protesto via cartório ou por meio de processo judicial.

Já o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) informa que o veículo não é apreendido porque o IPVA está atrasado, já que este é um imposto devido à Sefa e apenas recolhido pelo órgão, e sim pela falta de pagamento do licenciamento anual do veículo, no qual o IPVA está incluso. O atraso também não gera apreensão da CNH.

Com o pagamento, o proprietário pode emitir o CRLV, documento de porte obrigatório para circulação no país. O Detran-PA disponibiliza uma ferramenta no site para que os motoristas possam verificar todas as informações sobre o licenciamento 2020. Entre os dados disponíveis está a tabela com o prazo para pagamento conforme os últimos dígitos das placas dos veículos. Para facilitar o pagamento, a Sefa oportuniza a antecipação do imposto com possibilidade de desconto. “Nos últimos anos percebemos uma procura maior pelo pagamento antecipado, pelo desconto de até 15%. A consulta pode ser feita diretamente no site, sem ter necessidade de comparecimento presencial à Sefa”, recomendou Wellington.

Isenção – Critérios

Alguns veículos são isentos do pagamento do imposto, como ônibus, micro-ônibus, vans e veículos utilizados no transporte e no turismo local; embarcações pesqueiras ou de transporte de passageiros; veículos com adaptações para deficientes físicos; máquinas agrícolas e de terraplanagem; veículos de consulados e embaixadas; ambulâncias; e táxis. Os proprietários devem requisitar a isenção junto à Secretaria da Fazenda.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend