Por Floresta News
Publicado em 14 de março de 2023 às 23:45H
O novo equipamento começou a ser utilizado em julho do ano passado no estado do Pará, agora todas as abordagens serão gravadas.
Realmente, o uso de câmeras no uniforme dos agentes de trânsito tem se tornado cada vez mais comum em diversas cidades e países como uma forma de aumentar a transparência e a prestação de contas por parte dos agentes e, ao mesmo tempo, garantir a segurança e proteção tanto dos agentes quanto das pessoas abordadas.
O município de Tucuruí , no sudeste do estado conta com aproximadamente nove agentes atuando diariamente com o suporte da nova ferramenta de trabalho. De acordo com o agente Álvaro Gaspar, chefe da equipe do DETRAN, as câmeras portateis recém-chegadas, vão auxiliar no trabalho dos agentes de trânsito no momento das abordagens.
“As câmeras gravam áudio e vídeo, e isso vai servir para as mais diversas situações. As imagens poderão ser solicitadas pelas autoridades policiais, ou até mesmo por populares que foram abordados. Além disso, se o usuário se sentir ofendido durante a abordagem, ele poderá solicitar a gravação e a situação será analisada adequadamente”, enfatizou Álvaro.
Além disso, como mencionado pelo agente, as imagens gravadas podem ser utilizadas em caso de necessidade, como em ações judiciais ou para esclarecer situações questionadas. No entanto, é importante que existam protocolos claros e bem definidos para o uso dessas imagens, para garantir a privacidade e proteção dos dados pessoais das pessoas envolvidas.
Enfim, o uso de câmeras no uniforme dos agentes do Detran pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar a atuação e resguardar as atividades dos agentes e das pessoas abordadas, desde que seja utilizado de forma responsável e transparente.