Por Correio de Carajás
Publicado em 13 de junho de 2023 às 07:33H
Oito horas depois de ter ocorrido os dois vazamentos de amônia no Frigorífico da JBS, em Marabá, na manhã desta segunda-feira, 12, a empresa finalmente se pronunciou, e por meio de uma nota lacônica e nada explicativa.
Em nota, a JBS informou que a situação na unidade de Marabá está normalizada, e os colaboradores que precisaram de assistência médica foram prontamente atendidos e todos apresentaram sintomas leves.
“A JBS informa que a situação na unidade de Marabá (PA) está normalizada. Os colaboradores que precisaram de assistência médica foram prontamente atendidos e todos apresentaram sintomas leves”.
A empresa não cita as palavras “vazamento”, nem “amônia” e usava apenas “situação”, o que soa um descaso com a população de Marabá e com suas autoridades.
O Hospital Municipal de Marabá recebeu, ao longo do dia, 48 pacientes, colaboradores da JBS que foram vítimas do vazamento de amônia.
A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Marabá informou, por volta das 17h30, que foram atendidas 48 pessoas no pronto socorro da casa de saúde.
“Foram acionados médicos e enfermeiros para uma ação mais rápida”, disse a nota, ressaltando que todos os pacientes foram liberados e passam bem.
Esse não é um caso isolado da multinacional, que já tem eu seu histórico diversas situações de vazamento de amônia em outras indústrias espalhadas pelo país.
Talvez por isso, a empresa tenha demorado tanto para emitir uma nota sobre o ocorrido e tenha minimizado o caso.
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar e Coordenadoria de Defesa Civil informaram que uma equipe do Serviço de Atividade Técnica (SAT) de Marabá deve fazer vistoria no local do vazamento.
A Polícia Civil informou que o acidente é investigado pela Seccional de Marabá e que não há registro de óbito. “Perícias foram solicitadas”, afirmou em nota.
A Promotora do Meio Ambiente, Josélia Leontina de Barros, procurada pela Reportagem do CORREIO, informou que pediu perícia do Centro de Perícia Científica Renato Chaves, além da Secretaria de Meio Ambiente.