Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 20 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Justiça determina busca e apreensão de maquinários usados para desmatamento ilegal no sul do Pará

Por ORM
Publicado em 13 de maio de 2020 às 04:31H

Compartilhe:

A Justiça Federal em Marabá determinou uma operação que resultou, nesta segunda-feira (11), na busca e apreensão de britadores, caminhões e maquinários que estavam sendo utilizados no desmatamento e atividades ilegais de mineração nos municípios de Curionópolis e Itupiranga, na região sul do Pará.

Na operação, denominada de “Locking Down The Hole” (alusão à pandemia de covid-19 e também ao local da ação, conhecido como “Buraco Fundo”), a Polícia Federal estimou que em toda a área havia uma movimentação de mais de 50 caminhões diariamente, fazendo o transporte do minério, representando algo em torno de duas mil toneladas extraídas, num montante avaliado em R$ 1,4 milhão por dia.

Diante da inviabilidade de retirar os bens do local onde se desenvolviam as atividades ilícitas, foram inutilizados 1 caminhoneta, seis caminhões caçamba, nove escavadeiras, sete carregadeiras e cerca de dez peneiras de aço. Segundo a Polícia Federal, também foi feita uma prisão em flagrante por porte de munições calibre 12.

Além da PF, participaram da ação conjunta cerca de 30 policiais federais e 50 militares e outros agentes públicos, envolvendo Exército, Ibama, Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Força Nacional e Agência Brasileira de Inteligência (Abin), dando continuidade aos trabalhos realizados no âmbito da Operação “Verde Brasil” II, desde 2019.

“Monstruoso”

Na decisão que autorizou a busca e apreensão, o juiz federal da 2ª Vara de Marabá, Heitor Moura Gomes, ressaltou que os fatos apontados para justificar a ação repressiva representam o que ele classificou de “algo até monstruoso, pela magnitude do encontrado”.

Segundo a decisão, “não bastasse o prejuízo financeiro, há de se falar do dano ambiental irreparável, pois não se pode desprezar o forte impacto da atividade mineradora, quanto mais quando se trata de mineração ilegal, sem qualquer regulação dos órgãos ambientais, servindo exclusivamente aos interesses financeiros do explorador.”

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend